Buscar

A indústria mineral tem sua localização condicionada pela rigidez geográfica dos depósitos, pois a localização de um depósito que pode vir a se tor...

A indústria mineral tem sua localização condicionada pela rigidez geográfica dos depósitos, pois a localização de um depósito que pode vir a se tornar uma mina é ditado pela natureza. Não é possível mover uma reserva de minério para o local desejado. A mineração é a principal atividade econômica de muitas regiões distantes dos grandes centros e inviáveis para outros segmentos produtivos, levando indústrias de grande porte e multinacionais a regiões que geralmente não são contempladas por grandes indústrias de outros ramos.

 

Portanto, é necessário entender quais critérios espaciais e parâmetros de mercado devem ser levados em conta para triar regiões em que os possíveis depósitos minerais possam ser aproveitados de forma economicamente viável. Somente após essa fase é recomendado seguir para a efetiva etapa de prospecção mineral. Discuta quais critérios devem ser abordados para a definição de áreas para a futura prospecção de depósitos minerais, de forma a maximizar a chance de que ela seja economicamente viável.


💡 1 Resposta

User badge image

Ricardo Figueira

A resposta passa por alguns pontos, como o fato de a distribuição espacial da produção de argilas estar presente ao longo de grande parte do território nacional, muitas vezes relacionada às maiores concentrações populacionais tanto em escala local quanto global. Essa distribuição é explicada em virtude de o baixo valor agregado e o alto custo de transporte rodoviário inviabilizarem o transporte por grandes distâncias. Alguns pontos:

- O desenvolvimento desse segmento está intimamente atrelado à indústria da construção civil, o que explica a proximidade aos mercados consumidores, sejam conjuntos de cidades de pequeno/médio porte, sejam grandes centros populacionais do País, grandes obras, cidades em expansão ou investimentos públicos em infraestrutura. Todos têm impacto direto na demanda de área, brita e argila.

Com uma análise visual do mapa, é possível ver uma relação entre a localização de arranjos produtivos associados à grande maioria das capitais do Sul, do Sudeste e do Nordeste, além de a algumas regiões interioranas, como no interior paulista e no paranaense.

- Por se tratar de material de baixo valor agregado, o seu aproveitamento econômico está condicionado à distância jazida-fábrica, assim como entre a fábrica e o centro consumidor. Praticamente todo o transporte é feito por via rodoviária, o que torna inviável o transporte de minérios industriais por longas distâncias, em geral acima de 150km.

- A junção entre geologia e mercado consumidor é comum, pois nas minerações de argila, por exemplo, predominam empreendimentos de pequeno porte, com produções variando de 1.000 a 20.000t/mês, em minas com escavações mecânicas a céu aberto. Isso faz com que mesmo pequenas ocorrências possam ser aproveitadas. Usando o mesmo exemplo, a geologia brasileira possibilita encontrarmos locais para extração em diferentes contextos geológicos e regiões do Brasil. Geologicamente, isso é explicado pela ocorrência de extensas coberturas sedimentares do substrato geológico brasileiro, que, aliadas à evolução geomorfológica, propiciaram a formação de expressivas coberturas residuais intempéricas.

Por fim, é interessante pontuar que, em virtude de os Estados do norte do Brasil terem condições diferentes, e da dificuldade de se encontrar jazidas próximas aos centros consumidores, minérios industriais são geralmente transportados por grandes distâncias.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais