Buscar

Resumo depositos_2

Prévia do material em texto

1. Área Fonte:
- Os BIFs se formam a partir de depósitos sedimentares compostos principalmente de hematita e sílica, que se originam em ambientes marinhos, lacustres ou fluviais;
- As intrusões máficas acamadadas de cromita e platinoides se formam a partir da cristalização de magmas ultramáficos, geralmente em ambientes intraplaca.
2. Transporte de metais:
- Nos BIFs, o ferro e outros metais são transportados pela água do mar ou por fluidos hidrotermais;
- Nas intrusões máficas acamadadas de cromita e platinoides, os metais são transportados pelo magma e se concentram em zonas de cristalização fracionada.
3. Fluidos:
- Nos BIFs, a deposição do ferro é influenciada por processos de oxidação e redução, bem como pela atividade de microrganismos;
- Nas intrusões máficas acamadadas de cromita e platinoides, a deposição dos minerais é influenciada pela composição química do magma e pelas condições de pressão e temperatura durante a cristalização.
4. Mecanismos de deposição:
- Nos BIFs, a deposição do ferro é influenciada pela atividade biológica e química, e as camadas alternadas de ferro e sílica são formadas por processos cíclicos;
- Nas intrusões máficas acamadadas de cromita e platinoides, os minerais se depositam por cristalização fracionada do magma, que pode ser influenciada por processos de difusão.
5. Ambiente tectônico:
- Os BIFs são geralmente associados a bacias sedimentares em ambientes de margem continental ou plataforma;
- As intrusões máficas acamadadas de cromita e platinoides estão associadas a cinturões de ofiolito, que são formados em ambientes de margem continental ou de rift.
Em resumo, as principais diferenças entre os processos de formação de BIFs e intrusões máficas acamadadas de cromita e platinoides são a fonte de origem dos metais, os fluidos envolvidos e os mecanismos de deposição. Os BIFs são formados por deposição sedimentar, enquanto que os minérios em intrusões máficas são formados por cristalização do magma. Além disso, os ambientes tectônicos associados a cada um desses processos também diferem.

Continue navegando