Buscar

Para iniciar a prospecção de determinado alvo mineral, o técnico deve estar ambientado não apenas com a geologia e os recursos minerais próximos da...

Para iniciar a prospecção de determinado alvo mineral, o técnico deve estar ambientado não apenas com a geologia e os recursos minerais próximos daquela região. Ele deve ter conhecimento do mercado externo e interno, além de observar a localização em que o empreendimento deverá ser instalado.

Imagine que você, como investidor, está atento ao mercado de commodities e observa que há tendência de valorização para o mineral ferro, sendo o Brasil um dos principais exportadores dessa matéria-prima.

Dessa forma, você deve listar cinco aspectos a serem analisados, além do mercado favorável, para que esse tipo de empreendimento possa ser viável economicamente e não venha a gerar prejuízo para o investidor.

Desenvolver o raciocínio Inserindo tecnicidades na resposta.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para que um empreendimento de prospecção mineral seja viável economicamente e não gere prejuízo para o investidor, além de considerar o mercado favorável, é importante analisar os seguintes aspectos: 1. Geologia da região: É necessário conhecer a geologia da área em que o alvo mineral está localizado, identificando a presença de formações geológicas propícias para a ocorrência do mineral desejado. 2. Infraestrutura: Verificar a disponibilidade de infraestrutura adequada, como estradas, energia elétrica, água e comunicações, que são essenciais para o desenvolvimento do empreendimento. 3. Aspectos ambientais: Avaliar os impactos ambientais que a atividade de prospecção mineral pode causar, garantindo a conformidade com as leis e regulamentações ambientais vigentes. 4. Aspectos legais e regulatórios: Conhecer as leis e regulamentos relacionados à atividade de prospecção mineral, como licenciamento ambiental, concessões e direitos de exploração, para garantir a legalidade do empreendimento. 5. Logística e mercado: Analisar a logística de transporte do mineral, considerando a distância até os portos de exportação, a disponibilidade de rotas de transporte e a demanda do mercado interno e externo. Esses são alguns dos aspectos que devem ser considerados para avaliar a viabilidade econômica de um empreendimento de prospecção mineral. É importante realizar estudos detalhados e contar com profissionais especializados para uma análise mais precisa e completa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais