Buscar

34. (Ufpr) Considere as progressões geométricas nas quais aŠ indica o n-ésimo termo, sendo aƒ=8 e a…=32. É correto afirmar que: 01) A razão de cad...

34. (Ufpr) Considere as progressões geométricas nas quais aŠ indica o n-ésimo termo, sendo aƒ=8 e a…=32. É correto afirmar que:

01) A razão de cada uma dessas progressões é 4.
02) Todos os termos dessas progressões são necessariamente positivos.
04) O primeiro termo de cada uma dessas progressões é 1.
08) Se i > 0 é a razão de uma das progressões geométricas, os números log‹ a, log‹ aƒ, log‹ a… formam, nesta ordem, uma progressão aritmética.

Essa pergunta também está no material:

matematica_progressores_progressao_geometrica_pg
39 pág.

Matemática Universidade Estácio de Sá - EADUniversidade Estácio de Sá - EAD

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A partir da informação fornecida, temos aƒ = 8 e a… = 32. Podemos calcular a razão (r) da progressão geométrica usando a fórmula a…/aƒ = r. Substituindo os valores, temos 32/8 = 4. Portanto, a razão de cada uma dessas progressões é 4. Quanto à afirmação 02, não podemos afirmar que todos os termos dessas progressões são necessariamente positivos, pois isso depende dos valores dos termos iniciais e da razão. Já em relação à afirmação 04, não podemos afirmar que o primeiro termo de cada uma dessas progressões é 1, pois não temos informações sobre o primeiro termo. Por fim, em relação à afirmação 08, não podemos afirmar que os números log‹ a, log‹ aƒ, log‹ a… formam uma progressão aritmética, pois não temos informações suficientes sobre a relação entre os termos. Portanto, a única afirmação correta é a 01) A razão de cada uma dessas progressões é 4.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais