Buscar

Considere os ciclos biogeoquímicos e assinale o que for correto. 01. O gás ozônio (O3) constitui uma camada que protege a Terra de radiação nociv...

Considere os ciclos biogeoquímicos e assinale o que for correto.


01. O gás ozônio (O3) constitui uma camada que protege a Terra de radiação nociva, relacionada com mutação de genes e câncer de pele.
02. Na Terra, só há formas não-renováveis de carbono, como o carvão mineral e o petróleo.
04. Na desnitrificação, compostos nitrogenados são convertidos para nitrato ou nitrito.
08. Na prática agrícola de rotação de culturas, as gramíneas aumentam o teor de nitrogênio assimilável para as leguminosas.
16. Fungos e bactérias decompõem a matéria orgânica, independentemente dos ciclos biogeoquímicos dos quais façam parte.

Essa pergunta também está no material:

Ecologia 2013 Ciclos biogeoquimicos
78 pág.

Biologia Universidade Estácio de Sá - EADUniversidade Estácio de Sá - EAD

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmações apresentadas: 01. Correto. O gás ozônio (O3) forma uma camada na atmosfera que protege a Terra dos raios ultravioleta prejudiciais, que estão relacionados a mutações genéticas e câncer de pele. 02. Incorreto. Na Terra, existem formas renováveis e não-renováveis de carbono. O carvão mineral e o petróleo são exemplos de formas não-renováveis, mas também existem formas renováveis, como o carbono presente na biomassa. 04. Correto. Na desnitrificação, compostos nitrogenados são convertidos em nitrato ou nitrito, completando o ciclo do nitrogênio. 08. Correto. Na prática agrícola de rotação de culturas, as gramíneas, como o capim, por exemplo, aumentam o teor de nitrogênio assimilável no solo para as leguminosas, como feijão e soja, que são capazes de fixar o nitrogênio atmosférico. 16. Incorreto. Fungos e bactérias desempenham um papel fundamental na decomposição da matéria orgânica, mas sua ação está diretamente relacionada aos ciclos biogeoquímicos dos quais fazem parte. Ou seja, eles participam ativamente dos ciclos biogeoquímicos, como o ciclo do carbono e do nitrogênio. Portanto, as afirmações corretas são: 01, 04 e 08.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais