O procedimento para o cálculo das armaduras longitudinais de lajes é análogo ao das vigas, apenas deve-se considerar as lajes como vigas com largura constante de 1 m (100 cm). As equações para o cálculo do coeficiente relativo ao concreto e para o cálculo de armadura são:
Sendo Md em kN.cm e d em cm
A partir do exposto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Uma laje retangular de concreto armado, com quatro apoios simples, é submetida a uma de carga superficial constante aplicada em toda a sua superfície. Nessas condições as armaduras de flexão na direção do vão maior apresentam maior diâmetro e/ou menor espaçamento (maior taxa de armadura) que as armaduras de flexão na direção do vão menor.
PORQUE II. O momento fletor é maior quanto maior o vão, e como para o cálculo da armadura considera o momento solicitante, a área resulta em maior valor.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).
Ambas as asserções são falsas. Apenas a asserção I é verdadeira. Apenas a asserção II é verdadeira. Ambas as asserções são verdadeiras, e a II justifica a I.
Analise as afirmativas a seguir: I. As reações em cada apoio são as correspondentes às cargas atuantes nos triângulos ou trapézios determinados através das charneiras plásticas, sendo que essas reações podem ser, de maneira aproximada, consideradas uniformemente distribuídas sobre os elementos estruturais que lhes servem de apoio.
II. Quando a análise plástica não for efetuada, as charneiras podem ser aproximadas por retas inclinadas, a partir dos vértices, com os 90° a partir do apoio, quando a borda vizinha for livre.
III. Em uma laje retangular com carregamento de 4,0 kN/m2, de vãos efetivos 4,0 m x 5,0 m, com dois apoios engastados no maior lado e simplesmente apoiada no de menor lado, a reação de apoio paralelo ao lx é 2,30 kN/m, sendo dados os coeficientes para a laje ʋ'x=3,85 e ʋy=1,44.
IV. Para a laje retangular de 4,0 m x 5,0 m com carregamento de 4,0 kN/m2 e com todos os apoios simples, a reação no sentido perpendicular à direção lx é 4,0 kN/m, sendo dados os coeficientes para a laje ʋx=3,0 e ʋy=2,5.
I, II e III, apenas I, II e IV, apenas II, III e IV, apenas I, II, III e IV
A partir da condição de equilíbrio na seção transversal de uma viga à flexão, determina-se a equação que permite o cálculo da armadura longitudinal necessária para resistir aos esforços de tração causados pela flexão normal. Assim, considere uma viga de concreto armado com dados apresentados na figura a seguir, submetida à flexão simples, com momento fletor característico de 25KN.m e aço CA50.
Fonte: Elaborada pela autora.
Neste sentido, assinale a alternativa que indique a armadura mínima de tração calculada ao estado limite último para situação de combinações normais.