Buscar

Na obra de Simone de Beauvoir A Velhice (1970), evidencia-se a dificuldade em definir tal conceito. Partindo dos dados históricos e etnográficos ex...

Na obra de Simone de Beauvoir A Velhice (1970), evidencia-se a dificuldade em definir tal conceito. Partindo dos dados históricos e etnográficos expostos pela autora, o que podemos recortar do texto estudado?


Pode-se envelhecer, tornar-se mais idoso no sentido cronológico sem necessariamente passar pela velhice.
Ela nos ensina que o sujeito vê o seu envelhecimento pelo olhar do Outro ou ele se vê velho pela imagem que o Outro lhe devolve.
Para Beauvoir, a velhice não seria inevitável ao termo da vida; pode-se morrer aos 90 anos sem atravessar essa etapa.
Beauvoir traça diferentes momentos culturais e faz uma comparação entre a nossa sociedade, que iguala o velho ao bicho, se a família passar por circunstâncias difíceis e recursos insuficientes, enquanto as sociedades primitivas não deixam o idoso morrer como bicho.
Não se coloca a questão no livro, uma vez que o pensamento existencialista abole o destino e só valoriza a construção simbólica e suas implicações.

Essa pergunta também está no material:

SIMULADO (ASPECTOS PSICOLÓGICOS DO ENVELHECIMENTO)
8 pág.

Comportamento Gerencial - Aspectos Psicológicos Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base nos dados históricos e etnográficos apresentados por Simone de Beauvoir em sua obra "A Velhice" (1970), podemos destacar algumas reflexões sobre o conceito de velhice: - É possível envelhecer cronologicamente sem necessariamente passar pela velhice, segundo a autora. - Beauvoir argumenta que a percepção do envelhecimento ocorre através do olhar do outro, ou seja, é a imagem que o outro reflete que nos faz sentir velhos. - A velhice não é necessariamente inevitável ao final da vida, pois é possível morrer aos 90 anos sem passar por essa fase. - A autora faz uma comparação entre diferentes momentos culturais, destacando que em nossa sociedade, em circunstâncias difíceis e com recursos insuficientes, o idoso é muitas vezes tratado de forma desvalorizada, enquanto em sociedades primitivas o idoso não é deixado para morrer como um animal. - No livro, não é abordada a questão do destino, uma vez que o pensamento existencialista valoriza a construção simbólica e suas implicações. Essas são algumas das reflexões que podemos recortar do texto estudado de Simone de Beauvoir sobre a velhice.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais