Buscar

O Brasil, mesmo vivendo sob o período da ditadura militar, continuava, a partir das lutas do movimento, estudantil, aspirando algumas demandas educ...

O Brasil, mesmo vivendo sob o período da ditadura militar, continuava, a partir das lutas do movimento, estudantil, aspirando algumas demandas educacionais, como o aumento de vagas no ensino superior. A luta dos estudantes por mais vagas no ensino superior foi motivado pelo fato de que muitos atingiam a média mínima para ingressar na universidade, mas eram considerados excedentes. As vagas eram poucas e restritas aos estudantes que tinham maiores médias.
BES, Pablo Rodrigo. Organização e Legislação da Educação. Porto Alegre: SAGAH, 2018.
Com base na leitura do texto, avalie as seguintes afirmacoes.
I. O vestibular foi estabelecido, para a seleção classificatória, passando a ser disponibilizadas somente as vagas realmente existentes, eliminando a categoria dos excedentes.
II. As Universidades foram organizadas em departamentos e o ensino em semestres, visando um alinhamento com a lógica empresarial e à eficiência às instituições.
III. A Reforma do Ensino de 1º e 2º Graus, impactou diretamente o Ensino Superior, ao tornar o 2º grau obrigatoriamente profissional, pois a obtenção de um diploma técnico nessa etapa do ensino acabava por desviar alguns alunos da busca pela formação no Ensino Superior.
É correto o que se afirma em


a educação passou a ser considerada como um direito público de qualidade, apenas para uma parte dos cidadãos brasileiros.
a educação passou a ser vista como um direito público subjetivo de todos, buscando equidade no acesso e na qualidade de ensino, bem como contrapondo o seu percurso anterior de uma educação elitista e desigual.
os professores passaram a ser valorizados, com salários mínimos nacionalmente fixados pelo Governo Federal e redução da jornada de trabalho.
a educação passou a ser direito de todos e dever do Estado, sendo promovida e incentivada somente pelo poder público, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
a educação foi reconhecida uma educação elitista e desigual, proporcionando que apenas uma parte da população tenha acesso à cultura, à ciência, à educação e à tecnologia.

Essa pergunta também está no material:

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
7 pág.

Ciência Política I Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base na leitura do texto, a afirmativa correta é: "A educação passou a ser vista como um direito público subjetivo de todos, buscando equidade no acesso e na qualidade de ensino, bem como contrapondo o seu percurso anterior de uma educação elitista e desigual."

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais