Buscar

Você está prestando uma consultoria a uma empresa na área de alimentos. Essa empresa tem dúvidas quanto a dois produtos que está lançando no mercad...

Você está prestando uma consultoria a uma empresa na área de alimentos. Essa empresa tem dúvidas quanto a dois produtos que está lançando no mercado. O primeiro deles apresenta os ingredientes e as características indicados no Rótulo 1.

Sobre esse produto, responda:


1) No rótulo desse produto, pode constar a alegação “sem lactose” ou “zero lactose”? Justifique.


2) No rótulo desse produto, é possível usar a alegação “baixo em calorias”? Justifique.

O segundo rótulo é uma fórmula láctea destinada ao uso infantil. O fabricante passa as informações nutricionais do produto (quantidade por porção):

E pede para:


3) Calcular os valores de ingestão diária recomendada de nutrientes (IDR) das seguintes vitaminas e minerais:

Vitamina A

Vitamina D

Vitamina C

Vitamina E

Niacina

Vitamina B6

Cálcio

Ferro

Fósforo

Manganês

Selênio

Zinco

Justifique sua resposta com um exemplo de cálculo. Cite a resolução usada como referência para os cálculos.


💡 1 Resposta

User badge image

Luis Silva

1) As alegações em questão referem-se a alegações de produtos com Informação Nutricional Complementar (INC), regulamentados pela RDC nº 54/2012. Essa resolução estabelece que não é permitida a realização de INC relativa a açúcares específicos, como a lactose. O entendimento atual é de que as alegações para açúcares específicos, incluindo alegação “sem lactose”, são relevantes apenas para indivíduos com doenças ou com alterações metabólicas e fisiológicas. Portanto, essas situações deveriam ser regulamentadas no contexto dos alimentos para fins especiais. Logo, o alimento analisado nessa questão não poderia ter em seu rótulo a alegação “sem lactose” ou “zero lactose”.


2) A alegação pretendida não pode ser utilizada porque o produto não atende aos critérios de composição estabelecidos pela Resolução RDC nº 54/2012, segundo a qual produtos com alegação “baixo em calorias” devem apresentar menos de 40 kcal/porção (o produto analisado apresenta 80 kcal/porção).


3) Para fins de cálculo, foi utilizada como referência a tabela no Anexo A da Resolução RDC nº 360, de 23 de dezembro de 2003, que aprova o Regulamento Técnico sobre Rotulagem Nutricional de Alimentos Embalados, tornando obrigatória a rotulagem nutricional.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais