Buscar

ão princípios institucionais expressos da Defensoria Pública previstos no art. 134 da CF/88: a) unidade, indivisibilidade e independência funciona...

ão princípios institucionais expressos da Defensoria Pública previstos no art. 134 da CF/88: a) unidade, indivisibilidade e independência funcional b) unidade, indivisibilidade, imparcialidade e independência funcional c) unidade, indivisibilidade e identidade física do defensor, defensor natural d) unidade, indivisibilidade e defensor natural

💡 1 Resposta

User badge image

Jezimiel Nascimento

Os princípios institucionais expressos da Defensoria Pública previstos no art. 134 da Constituição Federal de 1988 são:


**b) unidade, indivisibilidade, imparcialidade e independência funcional**


De acordo com o artigo 134 da CF/88, a Defensoria Pública é instituição essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a prestação de assistência jurídica integral e gratuita aos necessitados. Além disso, são princípios que regem a Defensoria Pública:


1. **Unidade:** A Defensoria Pública atua como uma instituição única em cada unidade federativa, buscando a uniformidade e a eficiência no atendimento aos assistidos.


2. **Indivisibilidade:** A Defensoria Pública é uma instituição indivisível, o que significa que seus membros estão interligados e atuam em conjunto para cumprir seus objetivos e finalidades.


3. **Imparcialidade:** Os defensores públicos devem agir com imparcialidade, buscando a justiça e a equidade em suas atuações, sem favorecer ou prejudicar qualquer das partes.


4. **Independência funcional:** Os defensores públicos gozam de independência funcional, o que lhes garante autonomia na tomada de decisões e na condução dos casos, respeitando sempre os princípios éticos e legais.


As opções **a) unidade, indivisibilidade e independência funcional** e **d) unidade, indivisibilidade e defensor natural** estão incorretas, pois não mencionam a imparcialidade, que é um princípio essencial da Defensoria Pública. A opção **c) unidade, indivisibilidade e identidade física do defensor, defensor natural** também está incorreta, pois a identidade física do defensor e o conceito de "defensor natural" não estão previstos no art. 134 da CF/88.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais