Sobre a musicalidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O desenvolvimento da musicalidade está atrelado ao quanto a pessoa se dedica ao estudo do instrumento ou canto, de forma que nem todas as pessoas conseguem desenvolver a musicalidade. ( ) Na musicalidade, o músico expressa uma maneira particular de interpretar e sentir a música. ( ) O desenvolvimento da musicalidade é um processo que é construído passo a passo, na interação do sujeito com a música. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O desenvolvimento da musicalidade está atrelado ao quanto a pessoa se dedica ao estudo do instrumento ou canto, de forma que nem todas as pessoas conseguem desenvolver a musicalidade. ( ) Na musicalidade, o músico expressa uma maneira particular de interpretar e sentir a música. ( ) O desenvolvimento da musicalidade é um processo que é construído passo a passo, na interação do sujeito com a música. A) V - F - V. B) F - F - V. C) F - V - F. D) V - F – F
5. Muitos pontos são importantes no processo de ensino e aprendizagem da flauta doce, como a metodologia utilizada pelo professor, o tempo de dedicação ao estudo do instrumento, a motivação do estudante, entre outros. Um dos aspectos importantes a serem considerados nesse processo são as principais características do desenvolvimento infantil. Uma dessas características é o tempo que cada criança consegue manter sua atenção em uma determinada atividade. Sobre o tempo de atenção da criança e o aprendizado do instrumento musical, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I - A criança deve praticar o instrumento por várias horas, mesmo que esteja cansada. PORQUE II - Na música há uma cultura de quanto mais alguém pratica o instrumento, torna-se um melhor instrumentista. Assinale a alternativa CORRETA:
I - A criança deve praticar o instrumento por várias horas, mesmo que esteja cansada. PORQUE II - Na música há uma cultura de quanto mais alguém pratica o instrumento, torna-se um melhor instrumentista. A) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda uma proposição falsa. B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira. C) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda uma proposição verdadeira. D) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Qual é o papel do professor diante da utilização de jogos e brincadeiras na educação musical?
A) O professor deve apenas explicar a brincadeira. B) O professor deve permitir a brincadeira espontânea, não interferindo em nenhum momento. C) O professor deve assumir um papel de mediador do brincar na educação. D) O professor deve apenas planejar a brincadeira.
A flauta doce soprano apresenta sete orifícios na sua parte da frente e um orifício na sua parte de trás. A forma e a quantidade de orifícios que são fechados determina a produção das diferentes notas musicais. Sobre a digitação na flauta doce soprano barroca, associe os itens, utilizando os códigos a seguir: ( ) Sol. ( ) Dó. ( ) Ré ( ) Si. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) I - IV - II - III. B) II - III - I - IV. C) III - II - IV - I. D) IV - I - III – II.
Sobre o aprendizado da flauta doce, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I - O ensino de flauta doce deve se limitar apenas a um processo de iniciação instrumental. PORQUE II - O aprendizado de flauta doce pode visar à profissionalização do instrumento. Assinale a alternativa CORRETA:
I - O ensino de flauta doce deve se limitar apenas a um processo de iniciação instrumental. II - O aprendizado de flauta doce pode visar à profissionalização do instrumento. A) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira. B) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. C) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira. D) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.