Buscar

Após a divisão do Império Romano ocorrida no Século IV, ambas as partes continuaram sendo ameaçadas pelos chamados povos bárbaros. Analise as afirm...

Após a divisão do Império Romano ocorrida no Século IV, ambas as partes continuaram sendo ameaçadas pelos chamados povos bárbaros. Analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.

1. Pode-se dizer que havia uma aversão antiga e mútua em as partes latina e grega do mundo romano e seus governantes relutavam em ajudar uns aos outros a enfrentar essas ameaças.
2. Apesar dos imperadores de ambos os lados terem se apoiado constantemente na luta contra os bárbaros, os conflitos acabaram afetando mais o lado oriental, que dispunha de menos condições para se defender que o lado ocidental, mais rico e mais fortificado.
3. Embora estivessem em melhores condições que os do lado oriental, os imperadores ocidentais muitas vezes se recusavam a enviar auxílio a Constantinopla temendo desequilibrar suas próprias finanças o que acabou gerando antipatia e impedindo a reunificação do Império Romano.
Somente a alternativa 1 está correta.
Somente a alternativa 2 está correta.
Somente as alternativas 2 e 3 estão corretas.
Somente a alternativa 3 está correta.
Somente as Alternativas 1 e 3 estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

HISTÓRIA DA IDADE MÉDIA ORIENTAL
1 pág.

História da Idade Média Oriental Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmativas apresentadas, a opção correta é: "Somente a alternativa 3 está correta." Isso porque, após a divisão do Império Romano, havia uma aversão antiga e mútua entre as partes latina e grega do mundo romano, o que levava os governantes a relutarem em ajudar uns aos outros a enfrentar as ameaças dos povos bárbaros. Além disso, os imperadores ocidentais muitas vezes se recusavam a enviar auxílio a Constantinopla, temendo desequilibrar suas próprias finanças, o que gerou antipatia e impediu a reunificação do Império Romano. Portanto, apenas a alternativa 3 está correta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais