Buscar

Conceitue as estruturas abaixo: a) Atlas (vértebra cervical): é a primeira vértebra cervical, bem como a primeira vértebra da coluna vertebral. E...

Conceitue as estruturas abaixo:


a) Atlas (vértebra cervical): é a primeira vértebra cervical, bem como a primeira vértebra da coluna vertebral. Ela suporta o crânio, que se encontra diretamente sobre ela, e possui somente um arco anterior e um arco posterior, sem corpo ou processo espinhoso.
b) Áxis: O áxis (C2) tem uma morfologia única e a sua característica mais relevante é a presença do processo odontóide, que poderia ser considerada uma vértebra transicional já que as configurações das junções superiores são completamente diferentes de outras vértebras, enquanto as junções inferiores, disco-somáticas e zigapofisárias possuem as mesmas características de uma vértebra cervical típica.
c) Vértebra proeminente: é a única vértebra cervical que possui um processo espinhoso que não é bífido. Ela é chamada a vértebra mais proeminente porque seu longo processo espinhoso protrude sob a pele e é visível a olho nu.
d) Osso hioide: é singular, pois é a única parte do esqueleto que não se liga diretamente a nenhum outro osso. Está localizado na região do pescoço, debaixo da mandíbula, ligado ao processo estilóide do osso temporal pelos músculos estilo-hióideos e por ligamentos.
e) Esterno: É um osso chato, plano e ímpar. É um importante osso hematopoético. Apresenta 3 partes: Manúbrio, Corpo e Processo Xifoide.
f) Costelas verdadeiras: são 7 pares de costelas que se articulam diretamente com o esterno através das cartilagens costais. Ressaltando que são as 7 primeiras costelas.
g) Costelas falsas: 3 pares, elas se articulam indiretamente com o esterno.
h) Costelas flutuantes: 2 pares, são os dois últimos pares de costelas que não se articulam com o esterno.

Essa pergunta também está no material:

ATIVIDADE SISTEMA ESQUELETICO
8 pág.

Anatomia I Universidade Federal do PiauíUniversidade Federal do Piauí

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) Atlas (vértebra cervical): é a primeira vértebra cervical, responsável por suportar o crânio e não possui corpo ou processo espinhoso. b) Áxis: é a segunda vértebra cervical (C2) e possui o processo odontóide, que é uma característica única e distinta das outras vértebras cervicais. c) Vértebra proeminente: é a sétima vértebra cervical (C7) e se destaca por ter um processo espinhoso longo e não bífido, sendo visível a olho nu. d) Osso hioide: é um osso singular que não se liga diretamente a nenhum outro osso. Localiza-se na região do pescoço, abaixo da mandíbula. e) Esterno: é um osso chato, plano e ímpar, composto por três partes: manúbrio, corpo e processo xifoide. f) Costelas verdadeiras: são os sete primeiros pares de costelas que se articulam diretamente com o esterno através das cartilagens costais. g) Costelas falsas: são os três pares de costelas que se articulam indiretamente com o esterno. h) Costelas flutuantes: são os dois últimos pares de costelas que não se articulam com o esterno.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais