Buscar

Uma das primeiras constatações da Biogeografia é que nos diversos continentes não eram uniformes como se acreditava anteriormente. Essa constatação...

Uma das primeiras constatações da Biogeografia é que nos diversos continentes não eram uniformes como se acreditava anteriormente. Essa constatação levou os biogeógrafos a subdividir a Terra. Descreva como ocorreu essa subdivisão.

A Terra foi dividida em regiões e províncias biogeográficas, com fauna e flora distintas, e geralmente separadas por barreiras geográficas, que determinavam o endemismo de espécies.

Essa pergunta também está no material:

QUESTIONÁRIO I- SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA
8 pág.

Biologia I Universidade Federal do PiauíUniversidade Federal do Piauí

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A subdivisão da Terra em regiões e províncias biogeográficas ocorreu devido à constatação de que os continentes não eram uniformes em termos de fauna e flora. Os biogeógrafos observaram que diferentes áreas geográficas apresentavam características distintas em relação às espécies que as habitavam. Essas áreas eram geralmente separadas por barreiras geográficas, como oceanos, montanhas, desertos, rios, entre outros. Essas barreiras impediam ou dificultavam a dispersão das espécies, resultando em uma diversidade biológica única em cada região. Assim, a subdivisão da Terra em regiões e províncias biogeográficas permitiu uma melhor compreensão da distribuição das espécies e dos processos evolutivos que moldaram a biodiversidade em nosso planeta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais