Buscar

O texto a seguir foi retirado do artigo Vasconcelos D.M.M. et al.Ciência & Saúde Coletiva, v. 22, n. 8, p. 2609-2614, 2017. No início da década de ...

O texto a seguir foi retirado do artigo Vasconcelos D.M.M. et al.Ciência & Saúde Coletiva, v. 22, n. 8, p. 2609-2614, 2017.
No início da década de 1990, foram desencadea¬dos esforços para a efetivação do Sistema Único de Saúde (SUS), tendo como orientação os prin¬cípios estabelecidos na Constituição Federal de 1988. Os medicamentos e outras tecnologias em saúde constituíram e ainda é peça central do sistema de saúde, contribuindo para a prevenção de doenças e no cuidado em saúde. A Lei Orgânica de Saúde Nº 8.080/90 assegurou entre os campos de atuação do SUS a execução de ações de assistência terapêutica integral, incluindo a farmacêutica e a formulação da política de medicamentos. Recentemente, têm-se discutido que o acesso universal, igualitário e integral à assistência farmacêutica (AF) requer: assistência ao usuário pelo SUS; conformidade com a relação nacional de medicamentos e diretrizes terapêuticas definidas em protocolos clínicos; e ter a dispensação em unidades indicadas pela direção do SUS.
Avalie as afirmações e assinale a alternativa CORRETA.


I. A política de acesso aos medicamentos tem como diretriz a definição de uma relação de medicamentos essenciais e a sua padronização, isto é, integram o elenco dos medicamentos essenciais e envol
II. A assistência farmacêutica é um dos campos de atuação do SUS, garantindo o acesso universal, igualitário e integral aos medicamentos, conforme a relação nacional de medicamentos e diretrizes terapêuticas definidas em protocolos clínicos.
III. A dispensação dos medicamentos deve ser realizada exclusivamente em unidades indicadas pela direção do SUS, garantindo a conformidade com a relação nacional de medicamentos e diretrizes terapêuticas.
IV. A assistência terapêutica integral, incluindo a farmacêutica, é assegurada pela Lei Orgânica de Saúde Nº 8.080/90, que estabelece a formulação da política de medicamentos no âmbito do SUS.

Essa pergunta também está no material:

AOL 3-Educação em Saude
10 pág.

Educação em Saúde Faculdade Maurício de Nassau de ManausFaculdade Maurício de Nassau de Manaus

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base no texto fornecido, vamos avaliar as afirmações: I. A política de acesso aos medicamentos tem como diretriz a definição de uma relação de medicamentos essenciais e a sua padronização, isto é, integram o elenco dos medicamentos essenciais e envol. (Verdadeiro) II. A assistência farmacêutica é um dos campos de atuação do SUS, garantindo o acesso universal, igualitário e integral aos medicamentos, conforme a relação nacional de medicamentos e diretrizes terapêuticas definidas em protocolos clínicos. (Verdadeiro) III. A dispensação dos medicamentos deve ser realizada exclusivamente em unidades indicadas pela direção do SUS, garantindo a conformidade com a relação nacional de medicamentos e diretrizes terapêuticas. (Falso) IV. A assistência terapêutica integral, incluindo a farmacêutica, é assegurada pela Lei Orgânica de Saúde Nº 8.080/90, que estabelece a formulação da política de medicamentos no âmbito do SUS. (Verdadeiro) Portanto, a alternativa correta é a que contém as afirmações I, II e IV.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais