Buscar

2-Serafim Almeida ajuizou reclamação trabalhista contra o ex-empregador postulando o pagamento de horas extras e verbas resilitórias. Em audiência,...

2-Serafim Almeida ajuizou reclamação trabalhista contra o ex-empregador postulando o pagamento de horas extras e verbas resilitórias. Em audiência, entabulou acordo com o reclamado, que foi homologado judicialmente, no qual conferiu quitação geral quanto ao extinto contrato de trabalho. Tempos depois contratou novo advogado e ajuizou nova demanda contra a mesma empresa, desta feita pedindo apenas diferença em razão de equiparação salarial – verba não perseguida na 1ª ação. Diante desse quadro, responda aos itens a seguir.


A) Analise a validade, ou não, de um acordo judicial no qual a parte concede quitação sobre objeto que não foi postulado na petição inicial, justificando em qualquer hipótese.
B) Informe o fenômeno jurídico que inviabiliza o prosseguimento da 2ª ação ajuizada, apresentando o fundamento legal respectivo.

Essa pergunta também está no material:

Processual do trabalho
2 pág.

Direito Processual do Trabalho e Direito do Trabalho Universidade Estadual de GoiásUniversidade Estadual de Goiás

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A) A validade de um acordo judicial no qual a parte concede quitação sobre objeto que não foi postulado na petição inicial pode variar de acordo com o contexto e as circunstâncias específicas do caso. Em geral, a quitação abrange apenas as questões que foram objeto de discussão e acordo entre as partes. No entanto, é importante consultar um advogado especializado em direito do trabalho para obter uma análise mais precisa e detalhada sobre a validade desse tipo de acordo. B) O fenômeno jurídico que inviabiliza o prosseguimento da 2ª ação ajuizada é a chamada "coisa julgada". A coisa julgada ocorre quando uma decisão judicial se torna definitiva, não podendo mais ser modificada ou questionada. No caso apresentado, o acordo homologado judicialmente na primeira ação, que conferiu quitação geral quanto ao extinto contrato de trabalho, pode gerar a coisa julgada em relação a essa questão. Assim, a parte não poderá propor uma nova ação para discutir a mesma matéria já decidida. O fundamento legal para a coisa julgada está previsto no artigo 502 do Código de Processo Civil.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais