Buscar

Considere ninhada de 4 filhotes de coelhos. Nesta raça há um distúrbio genético e a probabilidade de nascer fêmeas é de 5/8: a. Sendo X a ocorrênci...

Considere ninhada de 4 filhotes de coelhos. Nesta raça há um distúrbio genético e a probabilidade de nascer fêmeas é de 5/8:
a. Sendo X a ocorrência de fêmeas, construa a distribuição de probabilidade de X

b. Calcule as probabilidades dos seguintes eventos por meio da distribuição binomial:
i) Nascimento de exatamente duas fêmeas?
ii) Nascimento de pelos menos um macho?
iii) Nascimento de pelos menos duas fêmeas?
iv) Nascimento de no máximo uma fêmea?

c. Suponha que você faça uma amostragem de 500 ninhadas de 4 filhotes. Em quantos você espera encontrar exatamente 1 macho?


Essa pergunta também está no material:

Lista_exercícios
1 pág.

Estatística I Universidade Federal de Ouro PretoUniversidade Federal de Ouro Preto

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a. Para construir a distribuição de probabilidade de X, podemos usar a distribuição binomial. Neste caso, temos uma ninhada de 4 filhotes, onde a probabilidade de nascer uma fêmea é de 5/8 e a probabilidade de nascer um macho é de 3/8. A distribuição de probabilidade de X é dada por: P(X = k) = C(n, k) * p^k * (1-p)^(n-k) Onde: - n é o número de tentativas (4 filhotes) - k é o número de sucessos (número de fêmeas) - p é a probabilidade de sucesso (5/8) - C(n, k) é o coeficiente binomial, que representa o número de combinações de n elementos tomados k a k. b. Vamos calcular as probabilidades dos eventos utilizando a distribuição binomial: i) Nascimento de exatamente duas fêmeas: P(X = 2) = C(4, 2) * (5/8)^2 * (3/8)^(4-2) ii) Nascimento de pelo menos um macho: P(X >= 1) = 1 - P(X = 0) iii) Nascimento de pelo menos duas fêmeas: P(X >= 2) = 1 - P(X = 0) - P(X = 1) iv) Nascimento de no máximo uma fêmea: P(X <= 1) = P(X = 0) + P(X = 1) c. Para calcular em quantas ninhadas de 500 você espera encontrar exatamente 1 macho, podemos utilizar a mesma distribuição binomial, considerando n = 500 e p = 3/8. Espero que isso ajude! Se você tiver mais dúvidas, é só perguntar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais