Buscar

Leia o trecho a seguir: “A principal manifestação clínica em um paciente com isquemia miocárdica é a dor torácica em região precordial ou retroest...

Leia o trecho a seguir:

“A principal manifestação clínica em um paciente com isquemia miocárdica é a dor torácica em região precordial ou retroesternal, de intensidade variável (geralmente forte) em pacientes com infarto agudo do miocárdio. A dor torácica pode ser caracterizada como aperto, peso, constrição, ardência ou queimação; em repouso, pode ter sido desencadeada por esforço físico ou estresse e vir acompanhada de fatores como náuseas, vômitos, sudorese ou palidez.”

Fonte: CONSOLIM-COLOMBO, F. M.; SARAIVA, J. F. K.; IZAR, M. C. O. Tratado de Cardiologia: SOCESP. 4. ed. São Paulo: Manole, 2019.

Com base nessas informações e no conteúdo estudado sobre dor torácica, é correto afirmar que:

1. lesões pulmonares e cardíacas estão intimamente relacionadas à dor na caixa torácica, principalmente por provocarem alterações bioquímicas e fisiológicas no tecido cardíaco.
2. a dor torácica é uma manifestação precisa sintomática, ou seja, apresenta sintomas claros de suas causalidades o que implica em diagnóstico preciso e eficaz.
3. Correta: a dor torácica é provocada por múltiplos fatores, desde choque físico na caixa torácica até alterações fisiológicas que comprometem a qualidade de vida do indivíduo.
4. as alterações anatômicas são claras e precisas para diagnóstico de dor torácica, visto que as lesões internas são detectáveis através de exame de palpação.
5. as artérias condutoras cardíacas podem sofrer lesões e assim promover dor torácica, irrigando ainda mais o coração.

Essa pergunta também está no material:

Fisiopatologia nas Disfunções Cardiologia e Angiologia aol 2
10 pág.

Fisiopatologia Clínica em Cardiologia e Angiologia Faculdade Maurício de Nassau de RecifeFaculdade Maurício de Nassau de Recife

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base nas informações fornecidas e no conteúdo estudado sobre dor torácica, a alternativa correta é a número 3: "a dor torácica é provocada por múltiplos fatores, desde choque físico na caixa torácica até alterações fisiológicas que comprometem a qualidade de vida do indivíduo." Isso porque a dor torácica pode ser desencadeada por diferentes causas, como esforço físico, estresse, infarto agudo do miocárdio, entre outros, e pode apresentar diferentes características, como aperto, peso, constrição, ardência ou queimação. Além disso, a dor torácica pode vir acompanhada de sintomas como náuseas, vômitos, sudorese ou palidez.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais