Buscar

Sobre o exame criminológico em execução penal, é incorreto afirmar: a) Até o advento da Lei n. 10.792/2003, era obrigatória sua realização para to...

Sobre o exame criminológico em execução penal, é incorreto afirmar: a) Até o advento da Lei n. 10.792/2003, era obrigatória sua realização para todos os presos em regime fechado, em caso de progressão de regime ou livramento condicional; b) A partir de Lei n. 10.792/2003, sua realização, para progressão de regime ou livramento condicional, passou a ser facultativa, devendo, porém, ser fundamentada; c) Para a progressão de regime ou livramento condicional, o juiz pode determinar a realização de exame criminológico; a decisão, neste caso, deve fundamentar-se na gravidade abstrata do delito; d) A Lei de Execução Penal prevê a realização de exame criminológico “de entrada”, para a obtenção dos elementos necessários a uma adequada classificação e com vistas à individualização da execução.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é a letra A. Até o advento da Lei n. 10.792/2003, não era obrigatória a realização do exame criminológico para todos os presos em regime fechado, em caso de progressão de regime ou livramento condicional.

0
Dislike0
User badge image

Fernando Pedrosa

CAROLINA ME AJUDA COM PONTOS

A afirmativa incorreta é a alternativa c) Para a progressão de regime ou livramento condicional, o juiz pode determinar a realização de exame criminológico; a decisão, neste caso, deve fundamentar-se na gravidade abstrata do delito.

O exame criminológico não pode ser determinado pelo juiz com base apenas na gravidade abstrata do delito para a progressão de regime ou livramento condicional. O Supremo Tribunal Federal (STF) considerou inconstitucional a realização compulsória do exame criminológico com base na gravidade do crime (Súmula Vinculante nº 26).

Portanto, a decisão sobre a realização do exame criminológico para a progressão de regime ou livramento condicional deve ser fundamentada, mas não pode ser baseada apenas na gravidade abstrata do delito. A partir da Lei n. 10.792/2003, o exame criminológico tornou-se facultativo, devendo ser fundamentado pelo juiz em outros aspectos relevantes para a análise da progressão de regime ou livramento condicional.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais