Buscar

Levando em consideração os estudos realizados na Unidade I sobre o empregado doméstico, analise o caso a seguir: a família Silva possui 4 (quatro) ...

Levando em consideração os estudos realizados na Unidade I sobre o empregado doméstico, analise o caso a seguir: a família Silva possui 4 (quatro) funcionários que os auxiliam em alguns afazeres domésticos. 

João é motorista da família, leva e busca as crianças na escola, três dias da semana. 

Maria é jardineira e presta seus serviços para a família Silva quatro vezes por semana. 

Sônia faz faxina na residência uma vez por semana. Jaqueline é acompanhante da matriarca da família Silva duas vezes por semana. Observando-se a frequência em que os funcionários supracitados prestam seus serviços, a matriarca da família Silva procura um advogado para assessoria jurídica sobre quais deles podem ser considerados como empregados domésticos. 

Que orientação deve ser prestada nesse caso?


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Na situação apresentada, é importante considerar a definição de empregado doméstico de acordo com a legislação brasileira. De acordo com a Lei Complementar nº 150/2015, considera-se empregado doméstico aquele que presta serviços de forma contínua, subordinada, onerosa e pessoal, no âmbito residencial, por mais de dois dias na semana. Analisando o caso da família Silva, podemos identificar que João, Maria, Sônia e Jaqueline prestam serviços de forma contínua, subordinada, onerosa e pessoal. No entanto, é necessário verificar a frequência em que cada um deles presta serviços para determinar se se enquadram como empregados domésticos. - João, o motorista, leva e busca as crianças na escola três dias da semana. Considerando que a prestação de serviços é contínua e por mais de dois dias na semana, João pode ser considerado um empregado doméstico. - Maria, a jardineira, presta serviços quatro vezes por semana. Nesse caso, Maria também pode ser considerada uma empregada doméstica, pois a prestação de serviços é contínua e por mais de dois dias na semana. - Sônia faz faxina na residência uma vez por semana. Como a prestação de serviços é inferior a dois dias na semana, Sônia não se enquadra como empregada doméstica. - Jaqueline é acompanhante da matriarca da família Silva duas vezes por semana. Assim como Sônia, Jaqueline também não se enquadra como empregada doméstica, pois a prestação de serviços é inferior a dois dias na semana. Portanto, a orientação a ser prestada é que João e Maria podem ser considerados empregados domésticos, enquanto Sônia e Jaqueline não se enquadram nessa categoria. É importante ressaltar que essa é uma análise com base nas informações fornecidas e que é sempre recomendado buscar orientação jurídica especializada para casos específicos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais