Buscar

Na filosofia de Nietzsche há uma forte crítica à tradição filosófica ocidental. Idealismo, evolucionismo, positivismo e romantismo são teorias huma...

Na filosofia de Nietzsche há uma forte crítica à tradição filosófica ocidental. Idealismo, evolucionismo, positivismo e romantismo são teorias humanas que os próprios homens pretendem que sejam verdades absolutas e eternas. Nietzsche propõe desmascarar o idealismo metafísico-platônico, combatendo-o por ter transformado o mundo em ilusão e com isso ser colocado em grau de inferioridade. Considerando a teoria filosófica de Nietzsche e suas críticas ao pensamento ocidental desde os gregos antigos, assinale a alternativa CORRETA:


A ( ) É necessário viver a vida com o sentimento de culpa da moral cristã.
B ( ) A crítica mais acentuada de Nietzsche é a exaltação da vida “além-túmulo” e o menosprezo pela vida terrena.
C ( ) O idealismo metafísico-platônico não foi combatido por Nietzsche, pois essa vertente transforma o mundo em uma direção à verdade e coloca-o em grau de superioridade.
D ( ) Para Nietzsche, realizar a crítica ao realismo, ao evolucionismo, ao positivismo e ao romantismo serve para mostrar como essas teorias são “humanas, muito humanas”, estas que pretendem ser verdades absolutas e eternas. É preciso desmascará-las.

Essa pergunta também está no material:

9 Temas e Teorias da Filosofia - Avaliação da Disciplina
15 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) Para Nietzsche, realizar a crítica ao realismo, ao evolucionismo, ao positivismo e ao romantismo serve para mostrar como essas teorias são "humanas, muito humanas", estas que pretendem ser verdades absolutas e eternas. É preciso desmascará-las.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais