Buscar

7. (UFSC) Preocupado com a saúde de seus funcionários, o dono de uma empresa realizou uma pesquisa sobre os hábitos alimentares de seus empregados....

7. (UFSC) Preocupado com a saúde de seus funcionários, o dono de uma empresa realizou uma pesquisa sobre os hábitos alimentares de seus empregados. Ele constatou que todos se alimentam ao menos uma vez ao dia e que, devido à rotina familiar e de trabalho, os únicos momentos de alimentação são: café da manhã, almoço e jantar. Os funcionários deveriam responder quando se alimentavam com algum tipo de proteína de origem animal. A pesquisa revelou que:
- 12 ingerem algum tipo de proteína animal apenas no café da manhã;
- 17 ingerem algum tipo de proteína animal apenas no jantar;
- 147 ingerem algum tipo de proteína animal no almoço;
- 97 ingerem algum tipo de proteína animal no café da manhã e no almoço;
- 94 ingerem algum tipo de proteína animal no café da manhã e no jantar;
- 87 ingerem algum tipo de proteína animal no almoço e no jantar; e
- 66 ingerem algum tipo de proteína animal no café da manhã, no almoço e no jantar.
Se o total de funcionários da empresa for 260, determine o número de funcionários que não se alimentam com proteína animal em nenhuma das refeições.


Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Para determinar o número de funcionários que não se alimentam com proteína animal em nenhuma das refeições, podemos utilizar o princípio da inclusão-exclusão. Vamos começar somando o número de funcionários que se alimentam com proteína animal em cada refeição: 12 funcionários ingerem proteína animal apenas no café da manhã. 17 funcionários ingerem proteína animal apenas no jantar. 147 funcionários ingerem proteína animal no almoço. 97 funcionários ingerem proteína animal no café da manhã e no almoço. 94 funcionários ingerem proteína animal no café da manhã e no jantar. 87 funcionários ingerem proteína animal no almoço e no jantar. 66 funcionários ingerem proteína animal no café da manhã, no almoço e no jantar. Agora, vamos subtrair o número de funcionários que se alimentam com proteína animal em pelo menos uma das refeições: 12 + 17 + 147 + 97 + 94 + 87 + 66 = 520 No total, temos 520 funcionários que se alimentam com proteína animal em pelo menos uma das refeições. Como o número total de funcionários da empresa é 260, podemos subtrair esse valor do total de funcionários para obter o número de funcionários que não se alimentam com proteína animal em nenhuma das refeições: 260 - 520 = -260 No entanto, não é possível ter um número negativo de funcionários. Portanto, concluímos que não há funcionários que não se alimentam com proteína animal em nenhuma das refeições. Espero ter ajudado!

0
Dislike0
User badge image

ARTHUR PEREIRA MARTINS

56 funcionários não ingerem proteína animal em nenhuma refeição.


O número de funcionários que ingerem proteína animal em todas as refeições é 66, assim, o número de funcionários que ingerem proteína animal:


Apenas no café da manha e no jantar: 94 - 66 = 28.

Apenas no jantar e no almoço: 87 - 66 = 21.

Apenas no café da manhã e no almoço: 97 - 66 = 31.

Apenas no almoço: 147 - 21 - 31 - 66 = 29.

Como há 260 funcionários ao todo, o número de funcionários que não ingerem algum tipo de proteína animal em nenhuma refeição é igual a 260 - 28 - 21 - 31 - 29 - 12 - 17 - 66 = 56.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina