Logo Passei Direto
Buscar
Sobre os primeiros impactos que o encontro entre portugueses e indígenas que aqui no Brasil se deram, Darcy Ribeiro observa que logo uma “visão idílica se dissipa” e dá lugar aos olhos do índio a uma visão de “hecatombe que caíra sobre eles”. RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro: A formação e o sentido de Brasil. 2a ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 43. A esse respeito, leia e analise as afirmacoes a seguir: I. Os primeiros impactos do contato entre portugueses e populações indígenas por aqui, foram envoltos por um misto de surpresa e simpatia. II. Em seguida, o rápido extermínio dos indígenas por doenças trazidas pelo europeu, como a varíola, o sarampo e a tuberculose, levou a choques impactos intensos nessas relações. III. Os conflitos ecológicos também ocorreram conforme esses contatos foram se intensificando, devido as transformações ambientais, fruto da exploração portuguesa sobre o território. IV. Esses primeiros impactos não produziram grandes efeitos em relação a demografia das populações indígenas, que apesar dos conflitos não diminuíram em um primeiro momento. Está correto o que se lê em:


a. I, II e III.
b. II e III.
c. II, III e IV.
d. I e II.
e. I, II, III e IV.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. Os primeiros impactos do contato entre portugueses e populações indígenas foram envoltos por um misto de surpresa e simpatia. Essa afirmativa é parcialmente verdadeira, pois, embora houvesse surpresa, a simpatia não foi uma constante, já que logo surgiram conflitos e exploração. Portanto, essa afirmativa pode ser considerada imprecisa. II. Em seguida, o rápido extermínio dos indígenas por doenças trazidas pelo europeu, como a varíola, o sarampo e a tuberculose, levou a choques impactos intensos nessas relações. Essa afirmativa é verdadeira, pois as doenças realmente tiveram um impacto devastador nas populações indígenas. III. Os conflitos ecológicos também ocorreram conforme esses contatos foram se intensificando, devido às transformações ambientais, fruto da exploração portuguesa sobre o território. Essa afirmativa é verdadeira, pois a exploração portuguesa causou mudanças significativas no ambiente, levando a conflitos ecológicos. IV. Esses primeiros impactos não produziram grandes efeitos em relação à demografia das populações indígenas, que apesar dos conflitos não diminuíram em um primeiro momento. Essa afirmativa é falsa, pois os impactos iniciais, especialmente devido a doenças, resultaram em uma drástica diminuição da população indígena. Com base nessa análise, as afirmativas corretas são II e III. Portanto, a alternativa correta é: b) II e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A resposta correta é a alternativa b) II e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
User badge image

Siqueira

há 2 anos

a. I, II e III.


Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As primeiras obras historiográficas que tratavam do continente africano foram muito inspiradas pelo pensamento hegeliano, expressas na ideia que: A África não é uma parte histórica do mundo. Não tem movimentos, progressos a mostrar, movimentos históricos próprios dela. Quer isto dizer que sua parte setentrional pertence ao mundo europeu ou asiático. Aquilo que entendemos precisamente pela África é o espírito a-hstórico, o espírito não desenvolvido, ainda envolto em condições de natural e que deve ser aqui apresentado apenas como no limiar da história do mundo. HEGEL, Georg W. Friedrich. Filosofia da História. Brasília: Editora UnB; 2ª Edição, 1998, p. 174. Contudo, outras correntes historiográficas se desenvolveram do século XIX até os dias atuais. A respeito delas e de suas abordagens sobre a história africana, leia e analise as afirmações a seguir: I. As primeiras correntes que trataram a história africana trataram de uma história dos europeus no continente africano e não uma História da África. II. Com o desfecho das duas grandes guerras no seio da Europa, dita civilizada, novas abordagens históricas se desenvolveram e com elas novos olhares sobre a história africana. III. Na segunda metade do século XX, muitos centros de estudos foram abertos no continente africano e neles, várias correntes historiográficas africanas se desenvolveram. IV. Na atualidade, as correntes historiográficas são marcadas por um “afrocentrismo” que busca uma “identidade africana”, que tornaria a África una. Está correto o que se lê em:


a. I e II.
b. I, II e III.
c. II, III e IV.
d. I, II e IV.
e. I, II, III e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina