Buscar

Questão 1/12 - Tópicos Especiais de Filosofia Contemporânea Leia a passagem de texto: “A 1ª Delegacia de Polícia instaurou inquérito sobre apologi...

Questão 1/12 - Tópicos Especiais de Filosofia Contemporânea
Leia a passagem de texto:

“A 1ª Delegacia de Polícia instaurou inquérito sobre apologia ao nazismo e vai intimar para depor na próxima semana uma estudante de Filosofia que fez estágio curricular em uma turma do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Paula Soares, localizado no centro de Porto Alegre . [...] após a professora titular sair da sala, a universitária ordenou que os estudantes se levantassem e fizessem a saudação nazista. Os estudantes [...] decidiram comunicar à direção depois que a mulher agrediu com um puxão de orelha e um tapa em uma das pernas de uma estudante que não quis ficar em pé quando ela mandou. [...] [A estudante] ainda falou que foi criada assim e que sempre agiu dessa forma – disse a diretora, ao ressaltar que diversas vezes [a estudante] citou o pai como exemplo.”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARTINS, Cid. Polícia investiga apologia ao nazismo por universitária durante estágio em escola de Porto Alegre. Zero Hora, 13 abr. 2017.
. Acesso em: 20 jan. 2019.

Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Tópicos especiais de filosofia contemporânea sobre o existencialismo e a questão da individualidade, analise as afirmativas a seguir:

I. As escolhas que o sujeito faz formam sua individualidade, mas esta não está desvinculada das sociedade. Ao fazer a apologia ao nazismo, a estudante escolheu uma ação condenada pela sociedade, expressa na lei.
II. A estudante é nazista pois seu pai também era, o que mostra que a individualidade é previamente determinada, ou seja, a essência precede a existência.
III. A estudante fez uma escolha, o que mostra que ela é livre, que pode formar sua individualidade como quiser, e não pode ser punida por isso.

Está correto apenas o que se afirma em:
Nota: 10.0

A I e II

B III

C I e III

D II

E I
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
Comentário: A afirmativa I está correta, pois, para Sartre, a formação da individualidade, embora seja fruto de escolhas – da existência, portanto –, não está desvinculada da ordem social: “Dessa forma, a existência é o lugar da escolha que a individualidade faz por si, mas, ao mesmo tempo, envolvendo a humanidade inteira. ‘Quando dizemos que o homem faz a escolha por si mesmo, entendemos que cada um de nós faz essa escolha por si mesmo, mas, com isso, queremos dizer também que, ao escolher por si, cada homem escolhe por todos os homens’ (Sartre, 2014, p. 27). Assim, cada escolha, embora seja singular, constitui-se em uma predileção pela humanidade”. (livro-base, p. 139). As afirmativas II e III estão incorretas, visto que para o existencialismo a existência prece a essência, ou seja, ser nazista é algo escolhido pela estudante, ainda que seu pai a tenha criado desse modo, ela sempre terá a liberdade, segundo Sartre, de seguir ou não o pai: “Para Sartre, não há, contudo, dúvidas de que o homem antes de seu aparecimento no mundo (como ser-para-si) não era nada. Assim, ‘no próprio curso da existência é que o homem vai decidir acerca de seu próprio destino. O futuro está sempre em aberto, e ele será preenchido por um projeto, que é fruto de uma escolha e de uma decisão’ (Sartre, 1987, p. 685). A existência torna-se, portanto, pressuposto para a essência do homem, que se constitui na escolha que cada individualidade efetivamente realiza. Mas, afinal, o que o homem é, na condição de individualidade e ser-para-si?” (livro-base, p. 139).


Essa pergunta também está no material:

Questão 8
10 pág.

Filosofia Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C) I e III. A afirmativa I está correta, pois as escolhas que o sujeito faz formam sua individualidade, mas essa individualidade não está desvinculada da sociedade. Ao fazer apologia ao nazismo, a estudante escolheu uma ação condenada pela sociedade e expressa na lei. A afirmativa III também está correta, pois a estudante fez uma escolha, o que mostra que ela é livre para formar sua individualidade como quiser e não pode ser punida por isso. A afirmativa II está incorreta, pois o existencialismo defende que a existência precede a essência, ou seja, ser nazista é algo escolhido pela estudante, mesmo que seu pai a tenha criado dessa forma, ela sempre terá a liberdade de seguir ou não o pai.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais