Buscar

Questão 1/10 - LITERATURA INFANTOJUVENIL Atente para a seguinte citação: “A literatura deve ser apresentada como uma instituição do pensamento e da...

Questão 1/10 - LITERATURA INFANTOJUVENIL
Atente para a seguinte citação:
“A literatura deve ser apresentada como uma instituição do pensamento e da arte que tem formato próprio e específico. A linguagem literária tem a ver com o inconsciente, com a reprodução do real e com a palavra em estado de arte. Escrever um texto literário implica combinar de forma harmoniosa esses três elementos. O leitor procura neles conhecer modos diferentes de olhar e entender a realidade, mediados pelo prazer da beleza e da descoberta de recursos linguísticos inovadores”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSTA, Marta Morais. Metodologia do ensino da Literatura Infantil. Curitiba: Ibpex, 2007, p. 10.
O trecho acima traz elementos importantes para a compreensão do fenômeno literário e de sua função na relação com o leitor, sendo invariáveis para o leitor do segmento adulto, ou para o leitor do segmento infantil enquanto expressão artística, mas é inegável que a Literatura Infantil e Infantojuvenil é um gênero dentro da literatura. De acordo com os conteúdos do livro-base Literatura infantojuvenil sobre o gênero Literatura Infantil e Infantojuvenil, leia as afirmativas a seguir:
I. Um dos aspectos que define a literatura infantojuvenil e infantil é o tipo de leitor para o qual os textos são direcionados.
II. O gênero literário infantil e infantojuvenil está ligado à apresentação dos textos e à escolha de temas apropriados para o público infantil e infantojuvenil.
III. O encaminhamento pedagógico e a construção de valores morais e religiosos necessários à formação do aluno são aspectos centrais do gênero infantojuvenil e infantil.
IV. A forma tem a ver com o modo como a obra é construída e com o tipo de elaboração linguística que a obra apresenta.
Estão corretas apenas as afirmativas:


D I, II e IV

Essa pergunta também está no material:

APOL 1- LITERATURA INFANTOJUVENIL
4 pág.

Literatura Infanto-Juvenil Instituto Euvaldo LodiInstituto Euvaldo Lodi

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa D) I, II e IV. Essas afirmativas estão de acordo com os elementos que definem a literatura infantojuvenil e infantil, como o tipo de leitor para o qual os textos são direcionados, a escolha de temas apropriados para o público infantil e infantojuvenil, e a forma como a obra é construída e a elaboração linguística que apresenta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais