Buscar

Diz-se que o povo brasileiro é pacífico e comodista; seriam esses traços culturais incorporados dos aportes populacionais que formaram o povo brasi...

Diz-se que o povo brasileiro é pacífico e comodista; seriam esses traços culturais incorporados dos aportes populacionais que formaram o povo brasileiro, índios e negros?


a. Não é correto afirmar características tão abrangentes para todo um povo, de resto, a história registra longos processos de resistência popular.
b. O brasileiro não é pacifista nem comodista, mas a história oficial não costuma registrar as lutas do povo brasileiro, os movimentos em defesa do petróleo, da democracia, dentre outros.
c. Talvez se possa considerar o povo brasileiro conformado, mas não comodista nem pacífico. Também não se pode considerar uma herança de negros e índios, sem considerar os europeus desde a colonização.
d. É possível, porque índios e negros não tinham como lutar contra a opressão colonial.
e. É provável, visto que além de negros e índios terem sido escravizados, os imigrantes vieram em processo de subalternidade.

Essa pergunta também está no material:

Questionário II - Relações Étnico-Raciais no Brasil (CORRIGIDO)
11 pág.

Relações Étnico-raciais Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta para essa pergunta é a alternativa C: "Talvez se possa considerar o povo brasileiro conformado, mas não comodista nem pacífico. Também não se pode considerar uma herança de negros e índios, sem considerar os europeus desde a colonização." Essa alternativa reconhece que generalizar características para todo um povo é inadequado, e destaca a importância de considerar a influência dos diferentes grupos populacionais que formaram o povo brasileiro, incluindo os europeus desde a colonização. Além disso, ressalta que o povo brasileiro pode ser considerado conformado, mas não necessariamente comodista ou pacífico, e que a história oficial nem sempre registra as lutas e movimentos populares.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais