Buscar

Leio o texto abaixo: “É a partir de problematizações que um projeto de pesquisa se inicia. A atividade de pensar/construir a realidade implica int...

Leio o texto abaixo:

“É a partir de problematizações que um projeto de pesquisa se inicia. A atividade de pensar/construir a realidade implica interrogar o que se encontra instituído historicamente. Tal um arqueólogo, o pesquisador explora estratos teóricos com o intuito de encontrar restos que, quando atualizados, possam imprimir um movimento de virtualização aos estudos realizados. Um arqueólogo não sabe exatamente o que vai encontrar. Há a procura. Não se trata de encontrar uma verdade, mas de atualizar uma virtualidade. Nesse caso, a pesquisa busca a identificação de certas regras de formação dos enunciados, das proposições, de certa forma de colocação do problema. O procedimento de pesquisa é, ao mesmo tempo, produção de saber, construção de metodologia, elaboração de princípios, estabelecimento de resultados e invenção/construção processual do seu caminho, abandonando certas vias e criando outras. Tem-se associado a concepção de metodologia à utilização de estratégias formais que têm como modelo o campo das ciências naturais ou exatas. Mas o que entendemos por metodologia? A metodologia fala do como pesquisar. Mais do que uma descrição formal dos métodos e técnicas a serem utilizados, indica as opções e a leitura operacional que o pesquisador fez do quadro teórico utilizado” (Aragão, Barros e Oliveira, 2005, p. 19-20)
Fonte: Aragão, Elisabeth Maria; Barros, Maria Elisabeth Barros de; Oliveira, Sonia Pinto de. Falando de metodologia de pesquisa. Estudos e Pesquisa em Psicologia. 2005, vol.5, n.2, pp. 18-28. Disponível em:

Essa pergunta também está no material:

teorias_APOL
7 pág.

Relações Internacionais I Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O texto apresentado é um trecho de um artigo intitulado "Falando de metodologia de pesquisa" escrito por Aragão, Barros e Oliveira em 2005. O trecho destaca a importância das problematizações no início de um projeto de pesquisa, assim como a atividade de pensar e construir a realidade por meio da investigação. O pesquisador é comparado a um arqueólogo que explora estratos teóricos em busca de restos que possam ser atualizados e dar movimento aos estudos realizados. A pesquisa não busca encontrar uma verdade absoluta, mas sim atualizar uma virtualidade, identificando regras de formação dos enunciados e proposições, além de estabelecer resultados e criar metodologias. A concepção de metodologia vai além da descrição formal dos métodos e técnicas utilizados, envolvendo as opções e a leitura operacional feita pelo pesquisador do quadro teórico utilizado.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais