Buscar

“A Bíblia Hebraica (o Antigo Testamento dos cristãos) descreve alguns massacres (sendo o de Ex 32,28 o mais paradigmático, porque seria imediato à ...

“A Bíblia Hebraica (o Antigo Testamento dos cristãos) descreve alguns massacres (sendo o de Ex 32,28 o mais paradigmático, porque seria imediato à revelação do monoteísmo), o «anátema» ou hérem dos ímpios (nos livros de Josué, Juízes e Samuel) e as «guerras de Javé» (nos livros de Samuel e Reis). Hoje, um grande número de exegetas do Antigo Testamento colocam (sic) em causa a «veracidade» de tais acontecimentos. Os livros, onde surgem tais narrativas, foram concebidos pela chamada «escola deuteronomista», que elabora uma construção literária da história de Israel, bastante influenciada pela literatura propagandística assíria, onde os feitos militares são empolados e colocados ao serviço do Deus nacional (neste caso, Javé), e onde não faltavam massacres e deportações. As outras duas correntes literárias judaicas, a «escola sacerdotal» e a «escola profética» são muitíssimo menos coniventes com a violência. O aparecimento do monoteísmo, durante o exílio da Babilónia, e, com ele, do Judaísmo propriamente dito, inauguram uma etapa histórica onde não é possível afirmar que o Judaísmo fosse particularmente violento (embora conheça situações de revolta, como no tempo de Antíoco Epifânio ou da ocupação romana da Palestina)”.

 

PINTO, Porfírio. A violência e o sagrado. Revista Lusófona De Ciência Das Religiões. Ano VIII, 2009 / n. 15. p. 13-14. Disponível em: . Acesso em 05 de abril de 2022.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente estas características.

Alternativas:

a) Grande parte das pessoas “romantiza” o monoteísmo, passando a ideia de que foi um processo simples e rápido, afinal, é o verdadeiro Deus. Contudo, na prática, foi um processo violento e impositivo, muitas pessoas demonstraram-se resistentes à ideia do monoteísmo.

b) Pessoas hereges cunharam a ideia de haver um deus ou uma deusa para cada aspecto da vida e do mundo. Certamente, isso é o resultado de várias horas ociosas, nas quais os hereges mais gostam de inventar ideias erradas e deturpar conceitos que auxiliam a humanidade.

c) O monoteísmo sempre foi um processo pacífico e rápido. As pessoas perceberam que era algo sem sentido haver um deus ou uma deusa para cada aspecto de suas vidas, por isso a ideia do monoteísmo foi amplamente divulgada e rapidamente aceita sem nenhuma resistência.

d) O monoteísmo constitui-se em um processo gradativo, foi necessário informar a população sobre a arbitrária lei imposta pelo rei. As pessoas que aceitavam a nova lei do monoteísmo eram deixadas livres. Já as que se recusavam, eram rapidamente condenadas à morte.

e) O monoteísmo foi um processo de “evolução natural”: se o povo evolui, também deve-se evoluir com a ideia sobre as divindades. É difícil esperar que as pessoas se lembrem das funções de tantos deuses e deusas, por isso, frase “menos é mais” resume muito bem o monoteísmo.


Respostas

21 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta que apresenta corretamente as características descritas no texto é a alternativa: a) Grande parte das pessoas “romantiza” o monoteísmo, passando a ideia de que foi um processo simples e rápido, afinal, é o verdadeiro Deus. Contudo, na prática, foi um processo violento e impositivo, muitas pessoas demonstraram-se resistentes à ideia do monoteísmo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image