Buscar

É correto afirmar, em relação à auditoria operacional, que: No País, as auditorias operacionais somente podem ser realizadas pelos tribunais de c...

É correto afirmar, em relação à auditoria operacional, que:


No País, as auditorias operacionais somente podem ser realizadas pelos tribunais de contas, conforme se depreende da Constituição Federal de 1988, arts. 70 a 74. A importância desta modalidade de auditoria reside na definição de um objeto que ofereça oportunidade para a realização de auditoria que contribua para o aperfeiçoamento da administração pública e forneça à sociedade opinião independente sobre o desempenho da atividade pública.
As dimensões de análise da auditoria operacional (eficiência, eficácia e economicidade) devem ser necessariamente analisadas em conjunto, para que se possa dizer que a auditoria foi adequadamente realizada.
Não são considerados como exemplos de ferramentas de controle de qualidade a serem utilizados na auditoria operacional: painéis de referência, comentários dos gestores e cronogramas, instrumentos mais adequados à auditoria de programas.
Nas auditorias operacionais, para que os seus resultados possam ter uma maior confiabilidade, é necessário que as conclusões assumam a forma de opinião concisa e de formato padronizado, não sendo recomendável a variação dos relatórios em termos de escopo e natureza.
Na auditoria operacional, o principal instrumento de apoio à elaboração do relatório de auditoria é a matriz de achados. Daí a importância da discussão da matriz entre os integrantes da equipe, com os gestores e demais atores relevantes, antes de se iniciar a redação do texto.

Essa pergunta também está no material:

simulado 2 AUDITORIA CONTÁBIL E OPERACIONAL
4 pág.

Gestão Pública Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

É correto afirmar que no país, as auditorias operacionais podem ser realizadas pelos tribunais de contas, de acordo com a Constituição Federal de 1988, arts. 70 a 74. A auditoria operacional é importante para aprimorar a administração pública e fornecer uma opinião independente sobre o desempenho das atividades públicas. As dimensões de análise da auditoria operacional, como eficiência, eficácia e economicidade, devem ser avaliadas em conjunto para que a auditoria seja adequadamente realizada. Painéis de referência, comentários dos gestores e cronogramas não são considerados ferramentas de controle de qualidade adequadas para a auditoria operacional, pois são mais adequados para a auditoria de programas. Para que os resultados das auditorias operacionais sejam mais confiáveis, é necessário que as conclusões sejam apresentadas de forma concisa e padronizada, evitando variações nos relatórios em termos de escopo e natureza. Na auditoria operacional, a matriz de achados é o principal instrumento de apoio para a elaboração do relatório de auditoria. É importante discutir a matriz com a equipe, gestores e outros atores relevantes antes de iniciar a redação do texto.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais