Logo Passei Direto
Buscar
Há consenso doutrinário quando os juristas, de forma unânime e sem qualquer divergência, afirmam que o Direito Financeiro é:


Um ramo do Direito Econômico e tem por objeto a instituição, a arrecadação e a destinação das receitas não tributárias, mas, no tocante às receitas tributárias, é o Direito Tributário que cuida do aspecto da destinação delas.
O conjunto de regras jurídicas que disciplinam somente as despesas públicas.
Um ramo do Direito Público que rege as relações jurídicas entre o Estado e os particulares, decorrentes somente da atividade de obtenção pelo Estado de receitas, desde que correspondam ao conceito de tributo.
Um ramo do Direito Público, e seu objeto é o conjunto de princípios e normas jurídicas que se relaciona com a atividade financeira do Estado, ou seja, com as despesas públicas, as receitas públicas, o orçamento público e os créditos públicos.
Um ramo do Direito Administrativo, porque, além de ser regulado pelos princípios administrativos, a organização dos serviços públicos, relacionados com a atividade financeira do Estado, é objeto do Direito Administrativo.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

O Direito Financeiro é amplamente reconhecido como um ramo do Direito Público, cujo objeto abrange o conjunto de princípios e normas jurídicas que regulam a atividade financeira do Estado. Isso inclui as despesas públicas, as receitas públicas, o orçamento público e os créditos públicos. Portanto, a definição mais aceita é a que considera o Direito Financeiro como um ramo do Direito Público que se relaciona com a atividade financeira do Estado.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

De acordo com a descrição fornecida, o consenso doutrinário é que o Direito Financeiro é um ramo do Direito Público, e seu objeto é o conjunto de princípios e normas jurídicas que se relaciona com a atividade financeira do Estado, ou seja, com as despesas públicas, as receitas públicas, o orçamento público e os créditos públicos. Portanto, a alternativa correta é a última opção apresentada.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
User badge image

Laize Carla

há 2 anos

Resposta

Um ramo do direito público, e seu objeto é o conjunto de princípios e normas jurídica que se relaciona com a atividade financeira do estado, ou seja, com as despesas públicas, as receitas públicas, o orçamento público e os créditos públicos.


Gabarito Estácio.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Uma característica obrigatória de uma Provisão é:


Ser decorrente de evento futuro
Ter um valor conhecido com certeza
Ser possível de ocorrer
Ter prazo conhecido com certeza
Ser provável de ocorrer

As contas de controle no PCASP possuem numeração começando com os dígitos:


6 e 7
3 e 4
5 e 6
1 e 2
7 e 8

l referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo poder público.
II - O orçamento de investimento das empresas em que a União, apenas diretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto.
III - O orçamento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo poder privado.

Estão(á) CORRETA(S):
I, II, III.
I.
II e III.
I e II.
I e III.


I, II, III.
I.
II e III.
I e II.
I e III.

Mais conteúdos dessa disciplina