Buscar

Este Desafio tem como objetivo a provocação de um debate sobre a permanência do jovem no campo. Segundo o Censo Demográfico de 2010, a juventude ru...

Este Desafio tem como objetivo a provocação de um debate sobre a permanência do jovem no campo.

Segundo o Censo Demográfico de 2010, a juventude rural brasileira conforma um grupo de aproximadamente 8,5 milhões de pessoas. Apesar de se tratar de um contingente populacional expressivo, pouco se conhece sobre ele.

Existe uma discussão de campo versus cidade, sendo que o rural geralmente aparece como símbolo do atraso e a cidade é reconhecida como o lugar do moderno, o lugar para onde os jovens naturalmente querem ir. A mudança do jovem da zona rural para a cidade faz parte de um movimento demográfico geral, causado pelo processo de urbanização que se vive nas últimas décadas.

Como técnico em agronegócio, o que você faria para promover a permanência dos jovens no meio rural?

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Como técnico em agronegócio, existem algumas ações que você pode tomar para promover a permanência dos jovens no meio rural: 1. Incentivar a educação no campo: Promova a criação de escolas rurais de qualidade, com infraestrutura adequada e professores capacitados. Isso ajudará a garantir que os jovens tenham acesso à educação sem precisar se deslocar para áreas urbanas. 2. Capacitação profissional: Ofereça cursos e treinamentos voltados para as necessidades do agronegócio, como técnicas de cultivo, manejo de animais, gestão rural, entre outros. Isso ajudará os jovens a adquirirem habilidades e conhecimentos necessários para trabalhar no campo. 3. Estímulo ao empreendedorismo rural: Incentive os jovens a empreenderem no meio rural, seja através da criação de pequenos negócios agrícolas, como hortas orgânicas ou produção de alimentos artesanais, ou através da implementação de novas tecnologias e práticas sustentáveis no campo. 4. Acesso a crédito e assistência técnica: Facilite o acesso dos jovens a linhas de crédito e programas de assistência técnica, que possam auxiliá-los na implementação e desenvolvimento de seus projetos no campo. 5. Valorização da cultura rural: Promova a valorização da cultura e tradições rurais, mostrando aos jovens as oportunidades e benefícios de viver e trabalhar no campo. Isso pode ser feito através de eventos, festivais, exposições e outras atividades que ressaltem a importância do meio rural. Lembrando que essas são apenas algumas sugestões, e é importante adaptá-las de acordo com a realidade local e as necessidades dos jovens e da comunidade rural em questão.

0
Dislike0
User badge image

Lucas Fundeheller

Padrão de resposta esperado

Este é um tema que gerará grande discussão, mas eu compartilho e concordo com o resultado de um documento feito por jovens da zona rural do Rio Grande do Sul.

Esse documento foi produzido durante um seminário sobre sucessão familiar, no qual foi discutida a necessidade de garantir condições para que os jovens não tenham o êxodo como única alternativa e possam optar por permanecer e viver bem no campo.

Segundo esses jovens, que conhecem bem a realidade, a sucessão das propriedades de agricultura familiar depende de diversos fatores, como cultura e lazer, geração de renda, educação do campo, meio ambiente, infraestrutura no meio rural. A resposta está baseada nesses fatores e pode trazer uma bela discussão sobre o tema.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais