Buscar

A administração provisória é conferida pelo juiz às pessoas do art. 1.797, do CC: cônjuge ou companheiro, se com o outro convivia ao tempo da abert...

A administração provisória é conferida pelo juiz às pessoas do art. 1.797, do CC: cônjuge ou companheiro, se com o outro convivia ao tempo da abertura da sucessão; ao herdeiro que estiver na posse e administração dos bens, e, se houver mais de um nessas condições, ao mais velho; ao testamenteiro; a pessoa de confiança do juiz, na falta ou escusa das indicadas nos incisos antecedentes, ou quando tiverem de ser afastadas por motivo grave levado ao conhecimento do juiz. Pode-se afirmar que:


A) A ordem das pessoas estabelecida pela lei não pode ser modificada se o juiz considerar conveniente.
B) O administrador provisório pode ser mantido na administração do espólio se, em seguida, conforme o caso, for nomeado inventariante.
C) O administrador provisório não pode assumir o cargo de inventariante se for cônjuge ou companheiro.
D) Não se admite em qualquer hipótese que o inventariante tenha sido o administrador provisório.
E) Não se admite escusa por parte de descendente nomeado pelo juiz para assumir o cargo de administrador provisório.

Essa pergunta também está no material:

Modulo 1 Direito de Sucessões
11 pág.

Direito Civil I Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) O administrador provisório pode ser mantido na administração do espólio se, em seguida, conforme o caso, for nomeado inventariante.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais