Buscar

Considere o seguinte extrato de texto:  “Para Bachelard, então, temos uma filosofia das ciências que não mostra em que condições (ao mesmo tempo ...

Considere o seguinte extrato de texto:



 “Para Bachelard, então, temos uma filosofia das ciências que não mostra em que condições (ao mesmo tempo subjetivas e objetivas) princípios gerais conduzem a resultados particulares e vice-versa”.



 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MIRANDA, Luiz. Felipe. Sigwalt de. Introdução Histórica à Filosofia das Ciências. Curitiba: InterSaberes, 2016. p. 238.

Com base no fragmento de texto e no livro-base Introdução histórica à filosofia das ciências sobre a filosofia da ciência e o racionalismo em Bachelard, analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas:


I. ( ) A ciência necessita dos dois polos e de um desenvolvimento dialético, porque cada noção se complementa e nisso se esclarecem segundo dois pontos de vista filosóficos distintos.

II. ( ) Bachelard está reduzindo a filosofia da ciência a um dualismo.

III. ( ) Pensar cientificamente e´ colocar-se no campo epistemológico intermediário entre teoria e prática, entre matemática e experiência.

IV. ( ) O esforço de Bachelard é de interpretar no sentido do racionalismo e da supremacia da física-matemática, e é por meio desse movimento epistemológico que ele tenta caracterizar a filosofia da ciência contemporânea.


Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

AV – F – V – FBV – F – V – VCF – V – V – FDV – V – F – FEF – V – F – F

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base na análise das assertivas apresentadas, a sequência correta é: AV – F – V – F

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais