Buscar

Questão 5/10 - Filosofia da Ciência Leia o fragmento de texto a seguir: “Numa atitude pedagógica, Bachelard assegura que a filosofia do não, não é ...

Questão 5/10 - Filosofia da Ciência
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Numa atitude pedagógica, Bachelard assegura que a filosofia do não, não é um negativismo, nem tem necessariamente de conduzir a um niilismo; ela e´, inversamente, uma atividade construtiva. Um pensamento dialetizador afigura-se, então, a melhor forma de aumentar a garantia de criar fenômenos científicos completos. Bachelard utilizou o termo “dialética”, no contexto da epistemologia para promover uma nova filosofia das ciências. Segundo Abou-Diwan, a “dialética” bachelardiana tem por método colocar em relação mútua as diferentes dimensões que intervêm na investigação científica: o normativo, o lógico, o teórico e o experimental”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BENTO, Elói Alberto. Gaston Bachelard: o lado nocturno do filósofo. 2010. 139 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia da Educação) – Curso Integrado de Estudos Pós-Graduados em Filosofia. Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto, 2010. p. 47.
Levando em conta o fragmento de texto e os conteúdos abordados no livro-base Introdução histórica à filosofia das ciências sobre os princípios da filosofia do não de Bachelard, assinale a afirmativa correta:


A Bachelard deseja eliminar os limites da filosofia da ciência, para essa árdua tarefa, como ele próprio a qualifica, pede aos filósofos o direito de evitar elementos filosóficos desligados de suas origens.
B Bachelard pretende não usar a epistemologia kantiana na filosofia das ciências, e, sob esse olhar, deslocado do ecletismo dos fins para o ecletismo dos meios, deseja enfrentar todas as tarefas do pensamento científico.
C Bachelard pede aos filósofos que reafirmem a ambição de um único ponto de vista para ajuizar o conjunto de uma ciência (como a física) e sob o desejo de caracterizar a filosofia da ciência, Bachelard admite considerar uma unicidade filosófica.

Essa pergunta também está no material:

FILOSOFIA DA CIENCIA -APOL 2 NOTA 100
9 pág.

Filosofia da Ciência Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A afirmativa correta é a letra B) Bachelard pretende não usar a epistemologia kantiana na filosofia das ciências, e, sob esse olhar, deslocado do ecletismo dos fins para o ecletismo dos meios, deseja enfrentar todas as tarefas do pensamento científico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais