Buscar

Leia a seguinte afirmação:  “O que ocorre nas ciências naturais, para ele, é muito diferente porque essas ciências fundamentam-se em ‘dados bruto...

Leia a seguinte afirmação:



 “O que ocorre nas ciências naturais, para ele, é muito diferente porque essas ciências fundamentam-se em ‘dados brutos’ [...] cuja validade não pode ser questionada oferecendo outra interpretação ou leitura, dados cuja credibilidade não pode ser fundada ou minada por raciocínio posterior [...]”



Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MIRANDA, Luiz. Felipe. Sigwalt de. Introdução Histórica à Filosofia das Ciências. Curitiba: InterSaberes, 2016. p. 192.

Levando em conta o fragmento de texto e os conteúdos abordados no livro-base Introdução histórica à filosofia das ciências sobre a concepção nomológica nas ciências sociais, paralelismo entre interpretação e ações sociais, analise as afirmativas a seguir que contemplem tais fatores:


I. Taylor se opõe a uma concepção nomológica das ciências sociais orientada à descoberta de relações causais.

II. A oposição à concepção nomológica das ciências sociais de Taylor, baseia-se num paralelismo entre a interpretação dos textos e a investigação da realidade social. 

III. Taylor assevera que o comportamento não pode ser estudado à luz dos ‘sentidos’ das ações, das práticas e das instituições humanas, e isso aponta para uma discordância com a tradição hermenêutica.

IV. A maneira de se estudar o comportamento, para Taylor, envolvem necessariamente a interpretação e um movimento dialético de validação de interpretações com base em verdades absolutas.


São corretas as afirmativas:

A) I, II e III, apenas.

B) I, III e IV, apenas.

C) I e III, apenas.

D) I, II e IV, apenas.

E) I e II, apenas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmativas apresentadas, podemos identificar as corretas da seguinte forma: I. Taylor se opõe a uma concepção nomológica das ciências sociais orientada à descoberta de relações causais. II. A oposição à concepção nomológica das ciências sociais de Taylor baseia-se num paralelismo entre a interpretação dos textos e a investigação da realidade social. III. Taylor assevera que o comportamento não pode ser estudado à luz dos ‘sentidos’ das ações, das práticas e das instituições humanas, e isso aponta para uma discordância com a tradição hermenêutica. IV. A maneira de se estudar o comportamento, para Taylor, envolvem necessariamente a interpretação e um movimento dialético de validação de interpretações com base em verdades absolutas. Dessa forma, as afirmativas corretas são: A) I, II e III, apenas.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais