Buscar

Sobre o seguro desemprego é correto o que se afirma em: O seguro desemprego não é um salário, mas sim um benefício previdenciário, sendo a Previd...

Sobre o seguro desemprego é correto o que se afirma em:


O seguro desemprego não é um salário, mas sim um benefício previdenciário, sendo a Previdência Social responsável pelo pagamento. Contudo, o Ministério do Trabalho e Emprego, por ter o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) é o órgão responsável por determinar quem deve receber o benefício, pois, é ele quem possui as informações referentes ao número de desempregados no Brasil.
Tanto trabalhadores rurais quanto urbanos possuem o direito ao seguro desemprego salvo os casos em que forem demitidos por justa causa ou em decorrência de rescisão indireta. No caso do trabalhador estar recebendo o BPC (benefício de prestação continuada), este deve ter sua necessidade comprovada para não interferir no recebimento do seguro desemprego, uma vez que quem realiza o pagamento é o Ministério do Trabalho e não a previdência.
No período de referência de 36 meses, é variável o tempo de recebimento do seguro desemprego de acordo com o tempo de vínculo empregatício com pessoa jurídica ou física devidamente comprovado. O benefício pode ser concedido de maneira contínua ou alternada por um período máximo variável de 3 a 5 meses.
O cancelamento do seguro desemprego será realizado em diferentes circunstâncias, contudo, a mais gravosa é por comprovação de fraude visando à percepção indevida do benefício do seguro desemprego. Caso isso ocorra, o trabalhador terá o benefício suspenso por dois anos ou mais.
O seguro desemprego é expressamente intransferível, pois fere o princípio de pessoalidade que caracterizava o empregado.

Essa pergunta também está no material:

UN 5 - Salário, Remuneração e Adicionais Legais
6 pág.

Direito Trabalhista e Legislação Social Faculdade MultivixFaculdade Multivix

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Sobre o seguro desemprego, é correto afirmar que: - O seguro desemprego não é um salário, mas sim um benefício previdenciário, sendo a Previdência Social responsável pelo pagamento. - O Ministério do Trabalho e Emprego, por ter o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), é o órgão responsável por determinar quem deve receber o benefício, pois possui as informações referentes ao número de desempregados no Brasil. - Tanto trabalhadores rurais quanto urbanos possuem o direito ao seguro desemprego, exceto nos casos em que forem demitidos por justa causa ou em decorrência de rescisão indireta. - No caso do trabalhador estar recebendo o BPC (benefício de prestação continuada), é necessário comprovar a necessidade para não interferir no recebimento do seguro desemprego, uma vez que o pagamento é realizado pelo Ministério do Trabalho e não pela previdência. - O tempo de recebimento do seguro desemprego varia de acordo com o tempo de vínculo empregatício com pessoa jurídica ou física devidamente comprovado, dentro de um período de referência de 36 meses. O benefício pode ser concedido de maneira contínua ou alternada, por um período máximo variável de 3 a 5 meses. - O cancelamento do seguro desemprego pode ocorrer em diferentes circunstâncias, sendo a mais grave a comprovação de fraude visando à percepção indevida do benefício. Nesse caso, o trabalhador terá o benefício suspenso por dois anos ou mais. - O seguro desemprego é intransferível, pois fere o princípio de pessoalidade que caracteriza o empregado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais