Buscar

Sobre o distúrbio circulatório denominado "edema", assinale a alternativa correta. a) O edema ocorre quando há acúmulo de líquido intersticial no...

Sobre o distúrbio circulatório denominado "edema", assinale a alternativa correta.


a) O edema ocorre quando há acúmulo de líquido intersticial nos tecidos, sendo classificado em duas categorias do ponto de vista fisiopatológico: transudato (edema inflamatório rico em proteínas (pobre em proteínas)) e exsudato (líquido pobre em proteínas(rico em proteínas), geralmente resultante do aumento da pressão hidrostáticae/ou diminuição da pressão coloidosmótica).
b) O movimento de água e solutos de baixo peso molecular (como os sais) entre os espaços intersticial e intravascular é controlado principalmente pelo efeito sinérgico (cooperativo(oposto da pressão hidrostática)) da pressão hidrostática vascular e da pressão coloidosmótica.
c) Em condições fisiológicas, a pressão coloidosmótica é maior do que a pressão hidrostática nas terminações arteriais (arteríolas), o que resulta na saída de água e sais para o interstício. Já nas vênulas após os capilares, ocorre o oposto, sendo a pressão hidrostática maior do que a pressão hidrostática, o que possibilita o retorno de líquido e sais para o meio intravascular.
d) Uma das funções do sistema linfático é drenar o excesso de líquido nos espaços intesticiaisteciduais. Portanto, distúrbios que levam a insuficiência linfática estão associados a edema.
e) Indivíduos com doença hepática grave podem apresentar hipoalbuminemia e, portanto, edema generalizado devido ao aumento da pressão hidrostática. Já a trombose venosa profunda (TVP) e a insuficiência cardíaca congestiva causam edema pela diminuição da pressão coloidosmótica.

Essa pergunta também está no material:

Lista de exercicios 2 patologia
7 pág.

Patologia I Faculdade de AmericanaFaculdade de Americana

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) O edema ocorre quando há acúmulo de líquido intersticial nos tecidos, sendo classificado em duas categorias do ponto de vista fisiopatológico: transudato (edema inflamatório rico em proteínas (pobre em proteínas)) e exsudato (líquido pobre em proteínas(rico em proteínas), geralmente resultante do aumento da pressão hidrostática e/ou diminuição da pressão coloidosmótica).

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais