Considere-se paciente com quadro de pancreatite aguda que apresenta, após período de duas a três semanas de evolução, coleção líquida sem sinais clínicos ou laboratoriais de infecção. O tratamento mais adequado para o caso é:
a. Drenagem local com cateter percutâneo. b. Tratamento clínico de suporte. c. Antibioticoterapia adequada. d. Drenagem cirúrgica por meio de pequenas incisões localizadas. e. Laparotomia com drenagem + necrosectomia.
ocorram na maioria dos pacientes cirróticos, devido à resistência ao fluxo portal, somente a minoria dos casos apresentará sangramento. Respostas:
a. Em pacientes com instabilidade hemodinâmica, a endoscopia digestiva alta deve ser a primeira medida terapêutica, visando à rápida interrupção do sangramento. b. A somatostatina está indicada rotineiramente no tratamento da HDA devido aos seus efeitos redutores do fluxo sanguíneo esplâncnico e da secreção ácida, e seu uso precoce resulta em menor morbimortalidade. c. Embora os inibidores da bomba de prótons sejam eficazes em promover a redução da HDA e da mortalidade, não há comprovação da diminuição da taxa de recorrência de sangramento com o uso desses agentes. d. Embora as varizes esofágicas ocorram na maioria dos pacientes cirróticos, devido à resistência ao fluxo portal, somente a minoria dos casos apresentará sangramento. e. A infecção por Helicobacter pylori é observada com mais frequência nas úlceras gástricas, que apresentam maior gravidade do sangramento quando comparadas às úlceras duodenais.