Buscar

A colonização do Brasil conheceu fases distintas que corresponderam aos interesses de Portugal em relação ao nosso país. Esses interesses foram cam...

A colonização do Brasil conheceu fases distintas que corresponderam aos interesses de Portugal em relação ao nosso país. Esses interesses foram cambiantes ao longo da História, de acordo com fatores sociopolíticos e econômicos da nação colonizadora. Uma primeira fase, correspondente aos primeiros trinta anos de processo de colonização, é conhecido como o "período pré-colonial". De fato, inicialmente, a colonização do Brasil apresentou-se como um problema para Portugal, país de escassa população e com seus recursos mobilizados pelo comércio com o Oriente. Com relação aos primeiros trinta anos de colonização, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) Logo de início foi Portugal atraído para o projeto colonizador, devido às muitas riquezas encontradas no litoral brasileiro, notadamente o Pau-Brasil.
( ) Os primeiros trinta anos são marcados pelo genocídio sistemático dos indígenas, visando à abertura do território brasileiro para Portugal.
( ) Inicialmente, Portugal não penetrou no território brasileiro, estabelecendo feitorias na costa para o comércio com os indígenas.
( ) Os primeiros trinta anos de colonização são marcados pela atuação de náufragos, traficantes e degradados, pessoas marginalizadas em Portugal.

Assinale a alternativa com a sequência CORRETA:


A) F - V - F - V.
B) F - F - V - V.
C) F - V - V - F.
D) V - F - F - V.

Essa pergunta também está no material:

AVALIAÇÃO I
5 pág.

História do Brasil Colonial Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A sequência correta é a alternativa C) F - V - V - F.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais