Buscar

18. Considerando a teoria macroeconômica, que analisa o comportamento dos grandes agregados econômicos, julgue os próximos itens. 1. O efeito Oliv...

18. Considerando a teoria macroeconômica, que analisa o comportamento dos grandes agregados econômicos, julgue os próximos itens.

1. O efeito Oliveira-Tanzi afirma que a inflação tende a corroer o valor da arrecadação fiscal do governo em razão da defasagem entre o fato gerador e o recolhimento de impostos.
2. A Aumentos nas alíquotas tributárias, embora reduzam a renda disponível, não alteram a despesa agregada porque esse instrumento fiscal não modifica as taxas de juros.
3. Expectativas mais elevadas de inflação não alteram a posição da curva de Phillips porque essa curva depende apenas da relação entre as taxas de inflação efetivamente observadas e a taxa de desemprego
4. Na visão keynesiana, a contração do estoque monetário reduz a demanda agregada devido à diminuição da demanda planejada de investimento, provocada pelo aumento da taxa de juros, gerado pela contração monetária.

Essa pergunta também está no material:

LISTA_DE_EXERCICIOS_MACROECONOMIA
14 pág.

Macroeconomia I Universidade Federal de Ouro PretoUniversidade Federal de Ouro Preto

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada item: 1. O efeito Oliveira-Tanzi afirma que a inflação tende a corroer o valor da arrecadação fiscal do governo em razão da defasagem entre o fato gerador e o recolhimento de impostos. Resposta: Verdadeiro. O efeito Oliveira-Tanzi é uma teoria que afirma que a inflação pode reduzir a arrecadação fiscal do governo, pois a defasagem entre o momento em que ocorre o fato gerador dos impostos e o momento em que eles são efetivamente recolhidos pode fazer com que o valor real arrecadado seja menor. 2. Aumentos nas alíquotas tributárias, embora reduzam a renda disponível, não alteram a despesa agregada porque esse instrumento fiscal não modifica as taxas de juros. Resposta: Falso. Aumentos nas alíquotas tributárias podem reduzir a renda disponível das pessoas, o que pode levar a uma redução na despesa agregada. Além disso, dependendo do contexto econômico, alterações nas alíquotas tributárias podem afetar as taxas de juros, pois podem influenciar a política monetária do país. 3. Expectativas mais elevadas de inflação não alteram a posição da curva de Phillips porque essa curva depende apenas da relação entre as taxas de inflação efetivamente observadas e a taxa de desemprego. Resposta: Falso. As expectativas de inflação podem afetar a posição da curva de Phillips. Se as expectativas de inflação aumentam, os trabalhadores podem demandar aumentos salariais maiores, o que pode levar a um aumento na taxa de inflação efetiva. Isso pode fazer com que a curva de Phillips se desloque para cima. 4. Na visão keynesiana, a contração do estoque monetário reduz a demanda agregada devido à diminuição da demanda planejada de investimento, provocada pelo aumento da taxa de juros, gerado pela contração monetária. Resposta: Verdadeiro. Na visão keynesiana, a contração do estoque monetário pode levar a uma redução na demanda agregada, pois a diminuição da oferta de moeda pode aumentar as taxas de juros, o que pode desestimular os investimentos e, consequentemente, reduzir a demanda planejada de investimento. Espero ter ajudado! Se tiver mais alguma dúvida, é só perguntar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais