Buscar

Assinale a assertiva INCORRETA: A) O surgimento das ações coletivas é fruto da superação, no plano jurídico-institucional, do individualismo exac...

Assinale a assertiva INCORRETA:


A) O surgimento das ações coletivas é fruto da superação, no plano jurídico-institucional, do individualismo exacerbado pela concepção liberal que o Iluminismo e as grandes revoluções do final do século XVIII impuseram à civilização ocidental.
B) O ideal seria que a sociedade se organizasse para a defesa de seus próprios interesses, evitando a dependência a um agente estatal (eg: Ministério Público) para tanto. Isso, sem dúvida, traria mais independência e efetividade para a defesa dos interesses coletivos.
C) A ampliação da tutela jurisdicional, para introduzir as autênticas ações coletivas, ou de grupo, no direito processual pátrio, ocorreu com a instituição da ação civil pública por meio da Lei Complementar nº 40, de 14.12.1981, e da Lei nº 7.347, de 24.07.1985.
D) a Lei n. 8.078/90, o denominado Código de Defesa do Consumidor, que dispôs sobre a proteção do consumidor, estabelecendo os direitos e deveres dos consumidores e dos demais participantes das relações de consumo, bem como trazendo regras processuais quanto ao modo de proteção do consumidor em juízo, tanto individualmente, como de maneira coletiva.
E) Interessante ressaltar que, em vista do primeiro congresso realizado no Brasil em que se discutiram os direitos coletivos, em 1982, foi elaborado um Anteprojeto de lei para tutela dessa sorte de direitos, do qual participaram Ada Pellegrini Grinover, Cândido Rangel Dinamarco, Kazuo Watanabe e Humberto Theodoro Júnior.

Essa pergunta também está no material:

processo coletivo 1
13 pág.

Direito Civil I Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A assertiva incorreta é a alternativa B) O ideal seria que a sociedade se organizasse para a defesa de seus próprios interesses, evitando a dependência a um agente estatal (eg: Ministério Público) para tanto. Isso, sem dúvida, traria mais independência e efetividade para a defesa dos interesses coletivos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais