Buscar

PERGUNTA 2 O glúten é um composto de proteínas formado por gliadina e glutenina, que se unem com o amido que fica armazenado nas sementes de alguns...

PERGUNTA 2
O glúten é um composto de proteínas formado por gliadina e glutenina, que se unem com o amido que fica armazenado nas sementes de alguns cereais da família das gramíneas, principalmente das espécies da tribo Triticeae, como o trigo, cevada, triticale e centeio. O glúten é responsável pela viscoelasticidade da massa composta pela mistura de farinha e água. As características de textura associadas à elasticidade das massas compostas por farinha com glúten permitem que a massa seja preenchida com água e bolhas de gás produzido no processo de fermentação, resultando na consistência elástica e porosa ou esponjosa dos pães e bolos em que se utiliza fermento.
O trigo (que contém o glúten) é importante na textura de pães, massas alimentícias (macarrão), biscoitos, bolos, salgadinhos, barras de cereais, quibes, pizzas, molhos brancos, empanados etc. Os preparados com farinhas que não contêm glúten não conseguem textura similar. Isso porque a glutenina e a gliadina (composta pelos aminoácidos sulfurados, cistina e cisteína) possuem fortes interações intermoleculares. Essas são proteínas polares, pois possuem predominância de funções amida, amina (R-NH3, álcool (R-OH) e ácido carboxílico R-COOH).
Figura 1
Como visto acima, as moléculas citadas possuem grupos funcionais que têm hidrogênios ligados a oxigênios, considerando essa informação, qual tipo de ligação intermolecular as moléculas citadas fazem?


Interação íon-dipolo.
Interação de London.
Interação dipolo induzido.
Ligação de hidrogênio.
Interação dipolo-dipolo.

Essa pergunta também está no material:

semana 3 - Atividade Avaliativa - Química Tecnológica e Ambiental
3 pág.

Química Tecnológica e Ambiental Universidade Virtual do Estado de São PauloUniversidade Virtual do Estado de São Paulo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base nas informações fornecidas, as moléculas citadas, como a glutenina e a gliadina, possuem grupos funcionais que têm hidrogênios ligados a oxigênios. Nesse caso, o tipo de ligação intermolecular que essas moléculas fazem é a ligação de hidrogênio.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes