Na unidade II observamos que as discussões e propostas formativas que apontam a importância da prática ao longo de todo o processo de formação docente inicial não é algo recente. No entanto, apenas no ano de 2015 a Resolução CNE/CP n. 2/2015 instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. De acordo com o Art. 13 os cursos terão, no mínimo, 3.200 (três mil e duzentas) horas de efetivo trabalho acadêmico, com duração mínima de 08 semestres ou 04 anos, assinale verdadeiro (V) ou falso (F): ras dedicadas à atividades teórico-práticas de aprofundamento em áreas específicas de interesse dos estudantes, por meio do notório saber. Assinale a alternativa correta:
a. V - V - V - V - F. b. V - V - V - V - V. c. V - F - V - F - V. d. F - V - V - V - F. e. F - F - F - F - F.
ATIVIDADE DE ESTUDO 01 - VALOR 0,25 PONTOS Iniciado em sexta, 11 nov 2022, 20:36 Estado Finalizada Concluída em sexta, 11 nov 2022, 21:19 Tempo empregado 42 minutos 43 segundos Avaliar 0,25 de um máximo de 0,25(100%) Questão 1 Correto Atingiu 0,02 de 0,02 Marcar questão Texto da questão Antônio Nóvoa também se constituiu em base teórica para a ressignificação do conceito de prática presente na reforma da formação de professores, especialmente quando tratou da simetria invertida. De acordo com o CNE-CP n°9/2001 o conceito de simetria invertida é compreendido como: a. colar, é constitutiva do papel que exercerá futuramente como docente. d. O conceito de simetria invertida se refere ao fato de que a teoria, durante os cursos de formação docente é constitutiva do papel que exercerá futuramente como docente. e. O conceito de simetria invertida se refere ao fato de que o docente deve desenvolver em si competências, não apenas nos cursos de formação docente, mas ao longo de toda a sua trajetória escolar. Feedback Sua resposta está correta. A resposta correta é: O conceito de simetria invertida se refere ao fato de que a experiência como aluno, não apenas nos cursos de formação docente, mas ao longo de toda a sua trajetória escolar, é constitutiva do papel que exercerá futuramente como docente.
a. colar, é constitutiva do papel que exercerá futuramente como docente. d. O conceito de simetria invertida se refere ao fato de que a teoria, durante os cursos de formação docente é constitutiva do papel que exercerá futuramente como docente. e. O conceito de simetria invertida se refere ao fato de que o docente deve desenvolver em si competências, não apenas nos cursos de formação docente, mas ao longo de toda a sua trajetória escolar.
Questão 2 Correto Atingiu 0,03 de 0,03 Marcar questão Texto da questão A definição de “prática” como componente curricular é constituído pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei n. 9.394/1996 que dispõe: “Art. 65. A formação docente, exceto para a educação superior, incluirá prática de ensino de, no mínimo, trezentas horas”. Considerando a prática docente estabelecida no ano na LDB 9394/96, assinale a opção correta. a. Durante o ano de 1996, o estágio foi identificado enquanto componente curricular, promovendo a formação prática de, no mínimo, cem horas. b. Até o ano de 1996, os cursos de licenciatura tinham como componente curricular o estágio, que era identificado com a seguinte inscrição: “Prática de Ensino sob a forma de Estágio Supervisionado”, cumprindo, no mínimo, trezentas horas. c. A Lei de Diretrizes e Bases - Lei n. 9.394/1996, compreende a prática enquanto estágio supervisionado alinhado à teoria, ou seja, cabe a instituição a oferta de duzentos e cinquenta horas para a realização de práticas pedagógicas. d. Os cursos de licenciatura, inseridos nesse contexto histórico, tem a sua estruturação voltada para a prática do estágio, ressaltando a necessidade de trabalhar a teoria com a carga horária máxima de cem horas. e. O estágio foi o componente curricular realizado nesse período, pois era identificado com a seguinte inscrição: “Prática de Ensino sob a forma de Estágio Supervisionado”, cumprindo, no máximo trezentas horas.
a. Durante o ano de 1996, o estágio foi identificado enquanto componente curricular, promovendo a formação prática de, no mínimo, cem horas. b. Até o ano de 1996, os cursos de licenciatura tinham como componente curricular o estágio, que era identificado com a seguinte inscrição: “Prática de Ensino sob a forma de Estágio Supervisionado”, cumprindo, no mínimo, trezentas horas. c. A Lei de Diretrizes e Bases - Lei n. 9.394/1996, compreende a prática enquanto estágio supervisionado alinhado à teoria, ou seja, cabe a instituição a oferta de duzentos e cinquenta horas para a realização de práticas pedagógicas. d. Os cursos de licenciatura, inseridos nesse contexto histórico, tem a sua estruturação voltada para a prática do estágio, ressaltando a necessidade de trabalhar a teoria com a carga horária máxima de cem horas. e. O estágio foi o componente curricular realizado nesse período, pois era identificado com a seguinte inscrição: “Prática de Ensino sob a forma de Estágio Supervisionado”, cumprindo, no máximo trezentas horas.
Questão 3 Correto Atingiu 0,02 de 0,02 Marcar questão Texto da questão A Resolução CNE/CP 2, de 19 de fevereiro de 2002 estabelece que a prática como componente curricular e o estágio são momentos destinados a reflexão da ação pedagógica. Diante o exposto, assinale a alternativa correta: a. De acordo com a Resolução CNE/CP 2/2002 durante a formação docente a teoria deve prevalecer a prática. b. A prática como componente curricular é realizada somente na sala de aula de forma autônoma. c. A prática como componente curricular é realizada em todo o ambiente escolar e ocorre de forma independente. d. As discussões voltadas para a formação de professo
a. De acordo com a Resolução CNE/CP 2/2002 durante a formação docente a teoria deve prevalecer a prática. b. A prática como componente curricular é realizada somente na sala de aula de forma autônoma. c. A prática como componente curricular é realizada em todo o ambiente escolar e ocorre de forma independente.