Buscar

Temos duas vertentes dos estudos críticos bastante conhecidas, inclusive no Brasil, que são: a vertente de Teun van Dijk [...] e a vertente de Norm...

Temos duas vertentes dos estudos críticos bastante conhecidas, inclusive no Brasil, que são: a vertente de Teun van Dijk [...] e a vertente de Norman Fairclough [...].



Você está lembrado que, no início desta aula, falamos sobre dois campos bastante abrangentes e muito importantes para os estudos linguísticos. Esses campos são conhecidos como formalismo e funcionalismo. Associada aos estudos funcionalistas, por sua vez, temos a linha que é chamada de sistêmico-funcional. Sua base teórica foi proposta por Michel Halliday (1985), um linguista inglês que desenvolveu um estudo sobre a gramática sistêmico-funcional. Esse estudo leva em consideração a existência de uma rede de sistemas que proporcionam a constituição da língua. Esses sistemas são constituídos pelos seguintes subsistemas: semântico, léxico-gramatical e fonológico.”



Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, Jovania Maria Perin. Rota de aprendizagem da aula 4. Análise do Discurso, Curitiba, Intersaberes, 2021. p.5. 

Considerando o trecho lido e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da aula de 4 Análise do Discurso, sobre as vertentes presentes na Análise do Discurso, identifique quais vertentes da análise do discurso estão suprimidas no texto por [...], e assinale a alternativa correta.

AOs trechos suprimidos por [...] se referem na sequência as vertentes: cognitivista ou sociocognitivista e a vertente linguística sistêmico-funcional.

BOs trechos suprimidos por [...] se referem na sequência as vertentes: socialista ou sociocognitivista e a vertente linguística sistêmico-idealista.

COs trechos suprimidos por [...] se referem na sequência as vertentes: idealista ou sociocognitivista e a vertente linguística punitivista.

DOs trechos suprimidos por [...] se referem na sequência as vertentes: linguística sistêmico-funcional e a vertente cognitivista ou sociocognitivista.

EOs trechos suprimidos por [...] se referem na sequência as vertentes: linguística sistêmico-idealista e a vertente socialista ou sociocognitivista.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa D) Os trechos suprimidos por [...] se referem na sequência às vertentes: linguística sistêmico-funcional e a vertente cognitivista ou sociocognitivista.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais