Buscar

AV1 - Análise do discurso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FOUCAULT COM ÊNFASE NO SUJEITO
Maírys Lima Frazão da Costa
01545158
Pedagogia
 Nascido em 15 de outubro de 1926 em Poitiers na França, o professor Paul-Michel Foucault foi um filósofo moderno que se dedicou a compreender as relações entre o homem, o conhecimento e o poder e como essa mesma relação resulta em controle social. Foucault acabou por desenvolver um método, que os escritores Hubert Dreyfus e Paul Rabinow batizaram de “analítica interpretativa” descrita no livro “Michel Foucault–uma trajetória filosófica” onde se encontra o icônico discurso intitulado de “O sujeito e o poder”. Contudo, de que maneira Foucault desenvolveu seus estudos com ênfase nos sujeitos?
 Primeiro, é importante o entendimento de que, para Foucault o sujeito (homem) “é histórico, é uma identidade, um composto produzido por relações de poder” (PEZ, 2008, pg. 4); segundo, já “o poder acontece como uma relação de forças; terceiro, e para responder à questão acima, Foucault desenvolveu seus estudos com ênfase nos sujeitos por via da análise de que forma o poder é atuado sobre eles. Observando os caminhos que conduzem o homem a se tornar um objeto, percebendo os “processos disciplinares que tendem a tornar o homem dócil politicamente e útil economicamente” (pez, 2008, pg. 1). Em sua jornada, Foucault pontuou que suas intenções não eram discorrer sobre o fenômeno do poder, mas sim, o fenômeno que o poder causa no homem e seus resultados nas questões sociais, de tal maneira que o professor teve em vista entender como esse poder é aplicado nos vários cenários sociais e como as identidades e subjetividades dos sujeitos são, facilmente, moldadas. Em resumo:
 Para Foucault, na sociedade contemporânea, as lutas giram em torno de uma mesma questão: a da busca da identidade. Elas são uma recusa às abstrações, uma recusa à violência do Estado econômico e ideológico que ignora que somos indivíduos, e também uma recusa à inquisição científica e administrativa que determina a nossa identidade. (GREGOLIN, 2017)
 Em virtude dos fatos mencionados e em vista dos argumentos defendidos, podemos concluir que o professor Paul-Michel Foucault deixou, mais do que um método de análise, ele legou um poderoso recurso para a compreensão do homem preso em uma identidade.
 
 
Referências
PEZ, Tiaraju Dal Pozzo. (2008). Pequena análise sobre o sujeito em Foucault: A construção de uma ética possível. 
Disponível em: http://www.uel.br/eventos/sepech/sepech08/arqtxt/resumos-anais/TiarajuDPPez.pdf
Acesso em: 10/04/2024 
PORFÍRIO, Francisco. Michel Foucault. Brasil escola.
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/michel-foucault.htm 
Acesso em: 10/04/2024
GREGOLIN, Rosário. O sujeito e o poder. Geada, 2017.
Disponível em: https://geadaararaquara.blogspot.com/2017/04/o-sujeito-e-o-poder.html#:~:text=Pensando%20as%20rela%C3%A7%C3%B5es%20entre%20o,os%20m%C3%A9todos%20que%20elas%20utilizam. 
Acesso em: 10/04/2024

Continue navegando