Buscar

A estabilidade lateral do tornozelo dada pelo mecanismo de contensão dos ligamentos talo-fibular inversão Questão posterior e calcaneofibular, asso...

A estabilidade lateral do tornozelo dada pelo mecanismo de contensão dos ligamentos talo-fibular inversão Questão posterior e calcaneofibular, associada ao terço distal da fibula. o mecanismo de lesão habitual é a do anterior, pé com flexão plantar do tornozelo, numa intensidade além do normal, que acontece geralmente ao pisar em terreno irregular ou degrau. Sobre a entorse, assinale a alternativa correta:


A estabilidade lateral do tornozelo é dada pelos ligamentos talo-fibular anterior, posterior e calcaneofibular. tibiais Além A) dos ligamentos, considerando-se a anatomia muscular do tornozelo, pode-se afirmar que os músculos localizados medialmente ao eixo ântero-posterior colaboram na estabilização lateral B) o mecanismo de lesão mais comum é de inversão, que poderia ser justificado pela diferença anatômica na altura dos sendo maléolo fibular mais alto, que possibilita maior amplitude de inversão. A estabilidade do tornozelo é garantida principalmente pelo encaixe anatômico entre e tálus; portanto, sistema ligamentar teria um papel secundário na estabilização da região D) Os músculos inversores do tornozelo são os fibulares, enquanto os eversores são os músculos tibiais. E) A estabilidade lateral do tornozelo é dada pelo sinergismo entre sistema ligamentar do compartimento lateral e sistema muscular formado pelos músculos fibulares.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) A estabilidade lateral do tornozelo é dada pelos ligamentos talo-fibular anterior, posterior e calcaneofibular. Além dos ligamentos, considerando-se a anatomia muscular do tornozelo, pode-se afirmar que os músculos localizados medialmente ao eixo ântero-posterior colaboram na estabilização lateral.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais