Buscar

Considere que uma partícula se movimenta com aceleração escalar de 8 m/s2 em uma trajetória circular de raio igual a 21 m. No momento em que tempo ...

Considere que uma partícula se movimenta com aceleração escalar de 8 m/s2 em uma trajetória circular de raio igual a 21 m. No momento em que tempo é igual a 2s, a velocidade deste elemento é igual a 10 m/s. Desta forma, determine módulo da aceleração tangencial e classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:


( ) Em uma trajetória circular, o valor do módulo da aceleração tangencial é determinado pelo produto entre a velocidade e o tempo.
( ) Em um trajeto de curvas, a aceleração tangencial conserva o mesmo valor do módulo, sendo igual ao valor da aceleração escalar.
( ) O módulo da aceleração tangencial é de 20 m/s.
( ) O valor do módulo da aceleração tangencial é de 8 m/s², sendo igual ao valor da aceleração escalar.

Essa pergunta também está no material:

Mecanica - Aceleração
1 pág.

Engenharia Mecânica Colegio UnificadoColegio Unificado

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para determinar o módulo da aceleração tangencial, podemos usar a fórmula: at = v / t Onde: at é a aceleração tangencial v é a velocidade t é o tempo No caso, temos v = 10 m/s e t = 2 s. Substituindo esses valores na fórmula, temos: at = 10 / 2 at = 5 m/s² Agora, vamos classificar as sentenças: ( ) Em uma trajetória circular, o valor do módulo da aceleração tangencial é determinado pelo produto entre a velocidade e o tempo. Resposta: Falso. O valor da aceleração tangencial é determinado pela velocidade dividida pelo tempo. ( ) Em um trajeto de curvas, a aceleração tangencial conserva o mesmo valor do módulo, sendo igual ao valor da aceleração escalar. Resposta: Falso. A aceleração tangencial pode variar em um trajeto de curvas. ( ) O módulo da aceleração tangencial é de 20 m/s. Resposta: Falso. O módulo da aceleração tangencial é de 5 m/s². ( ) O valor do módulo da aceleração tangencial é de 8 m/s², sendo igual ao valor da aceleração escalar. Resposta: Falso. O valor da aceleração tangencial é de 5 m/s², não sendo igual ao valor da aceleração escalar. Espero ter ajudado! Se tiver mais alguma dúvida, é só perguntar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais