Buscar

Anterior Próximo Desafio  Prazo para envio: 31/08/23 23:59  Liberação do feedback: 01/09/23 00:00 O sistema nervoso humano é responsável por coorde...

Anterior

Próximo

Desafio

 Prazo para envio: 31/08/23 23:59

 Liberação do feedback: 01/09/23 00:00

O sistema nervoso humano é responsável por coordenar e regular todas as atividades do corpo humano por meio dos estímulos captados do ambiente e elaborando respostas específicas. Pode ser dividido em SNC e SNP. No SNC, as mensagens são identificadas para gerar respostas específicas. Já o SNP tem como função levar as informações dos órgãos para o SNC, e deste para os órgãos.

Você faz parte da equipe de um laboratório de pesquisa em neurociências e seu coordenador, antes de viajar, pediu que você preparasse uma apresentação para que ele a usasse em uma aula sobre SNC e SNP. Ele deixou somente um texto como referência sobre o que seria a aula e escreveu um bilhete dizendo que você também teria que adicionar imagens.

Eis o texto:

Em 1955, o patologista Thomas Harvey fez a autópsia do corpo de Albert Einstein e, depois, levou o cérebro para casa, onde o manteve pelas quatro décadas seguintes. Durante esse tempo, ele distribuiu pequenas fatias a cientistas de várias universidades de diversos países, que investigaram o tecido em busca de explicações para a genialidade de Einstein. Um dos cientistas não encontrou nada de diferente em relação ao número ou ao tamanho de seus neurônios, mas, no córtex de associação, responsável pelo conhecimento de alto nível, descobriu um número surpreendentemente grande de um tipo de célula. Algumas dessas células envolvem os axônios dos neurônios, permitindo que os impulsos nervosos sejam transmitidos em alta velocidade. A partir desse estudo, evidências cada vez maiores sugerem que essas células desempenham um papel muito mais importante do que se imaginava.

Seu coordenador não informou a que tipo de células o texto estaria se referindo e você terá que descobrir isso sozinho.

A partir dessa situação, responda:

1. O texto deixado por seu coordenador está se referindo a quais tipos de células?

2. Seu coordenador referiu que a aula seria sobre SNC e SNP. Será que essas células existem nos dois sistemas? E, se existirem nesses dois sistemas, são as mesmas células ou são células diferentes? Cite seu(s) nome(s).

3. Pesquise imagens das células que você usaria para preparar a aula para o seu coordenador.


💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

1. O texto deixado pelo seu coordenador está se referindo a células do córtex de associação, responsáveis pelo conhecimento de alto nível. 2. As células do córtex de associação existem tanto no Sistema Nervoso Central (SNC) quanto no Sistema Nervoso Periférico (SNP). No entanto, elas podem ter funções diferentes em cada sistema. No SNC, essas células estão envolvidas no processamento de informações complexas e na tomada de decisões. No SNP, elas podem estar envolvidas na transmissão de informações sensoriais para o SNC. 3. Para preparar a aula para o seu coordenador, você pode pesquisar imagens de neurônios do córtex de associação, como os neurônios piramidais, que são abundantes nessa região. Além disso, você pode buscar imagens de sinapses e axônios para ilustrar a transmissão dos impulsos nervosos.

1
Dislike0
User badge image

João Casado

Não sei
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais