Buscar

Prescrição e decadência são causas de extinção do crédito tributário. Com relação a tais institutos, são verdadeiras as seguintes afirmacoes: ( )...

Prescrição e decadência são causas de extinção do crédito tributário. Com relação a tais institutos, são verdadeiras as seguintes afirmacoes:


( ) O prazo prescricional não pode ser interrompido.
( ) A decadência para o contribuinte é a perda do direito de ingressar com defesa administrativa no prazo legal.
( ) Prescrição e decadência são matérias de ordem pública, que podem ser reconhecidas de ofício pelo juiz, a qualquer tempo.
( ) Decadência sob a ótica do fisco é a perda do direito de lançar.
( ) Prescrição para o contribuinte é a perda do direito de ingressar com a ação de repetição de indébito no prazo legal

Essa pergunta também está no material:

Avaliação Final - Disciplina Obrigação, lançamento e crédito tributário - Pós em Direito Tributário
5 pág.

Direito Tributário I Cruzeiro do Sul VirtualCruzeiro do Sul Virtual

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada uma das afirmativas: ( ) O prazo prescricional não pode ser interrompido. Resposta: Falso. O prazo prescricional pode ser interrompido em algumas situações, como por exemplo, quando há uma notificação fiscal. ( ) A decadência para o contribuinte é a perda do direito de ingressar com defesa administrativa no prazo legal. Resposta: Falso. A decadência é a perda do direito de lançar por parte do fisco, não está relacionada ao direito de defesa do contribuinte. ( ) Prescrição e decadência são matérias de ordem pública, que podem ser reconhecidas de ofício pelo juiz, a qualquer tempo. Resposta: Verdadeiro. Tanto a prescrição quanto a decadência são matérias de ordem pública e podem ser reconhecidas de ofício pelo juiz, ou seja, o juiz pode identificar e aplicar essas causas de extinção do crédito tributário mesmo que não tenham sido alegadas pelas partes. ( ) Decadência sob a ótica do fisco é a perda do direito de lançar. Resposta: Verdadeiro. A decadência, sob a ótica do fisco, é a perda do direito de lançar, ou seja, é o prazo que o fisco tem para realizar o lançamento do crédito tributário. ( ) Prescrição para o contribuinte é a perda do direito de ingressar com a ação de repetição de indébito no prazo legal. Resposta: Falso. A prescrição para o contribuinte é a perda do direito de cobrar judicialmente a restituição de um tributo pago indevidamente dentro do prazo legal. Espero ter ajudado! Se tiver mais alguma dúvida, é só perguntar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais