Buscar

Imagine que um tanque de volume contenha uma mistura líquido-vapor de refrigerante R-134a a uma pressão de 10 bar. Considere que a massa do líquido...

Imagine que um tanque de volume contenha uma mistura líquido-vapor de refrigerante R-134a a uma pressão de 10 bar. Considere que a massa do líquido saturado no tanque é igual a 30 kg e o título igual a 40%.

a) Utilizando as tabelas de propriedades termodinâmicas, determine o volume do tanque, em m³, e a fração do volume total ocupado pelo vapor saturado.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para determinar o volume do tanque, é necessário utilizar as tabelas de propriedades termodinâmicas do refrigerante R-134a. Nessas tabelas, é possível encontrar os valores de volume específico para o líquido saturado e para o vapor saturado a uma determinada pressão. No caso, temos a massa do líquido saturado igual a 30 kg e o título igual a 40%. O título é definido como a fração mássica de vapor na mistura líquido-vapor. Para determinar o volume do líquido saturado, podemos utilizar a seguinte fórmula: Vlíquido = massa líquido / volume específico líquido saturado Da mesma forma, para determinar o volume do vapor saturado, podemos utilizar a fórmula: Vvapor = massa vapor / volume específico vapor saturado Com os valores fornecidos, podemos calcular o volume do líquido saturado e do vapor saturado. A fração do volume total ocupado pelo vapor saturado pode ser calculada dividindo o volume do vapor pelo volume total do tanque. Lembrando que é necessário consultar as tabelas de propriedades termodinâmicas do refrigerante R-134a para obter os valores corretos de volume específico para o líquido e o vapor saturados a uma pressão de 10 bar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais